Como vender mais no outono

O clima está mudando, os dias já não são mais tão longos e o outono vem para trazer temperaturas mais amenas ao dia a dia dos consumidores.

Muitos lojistas ainda se perguntam como deixar a loja pronta para receber as novas coleções e os clientes, principalmente com as restrições e cuidados para a segurança de todos, devido a covid-19.

Pensando nisso, desenvolvemos algumas dicas exclusivas que farão a diferença para vender mais no outono. Confira!

 

Prepare a loja para o outono

Para que o seu cliente tenha vontade de comprar produtos de outono/inverno, mesmo que o frio ainda não tenha chegado, é fundamental deixar a loja preparada para a nova estação.

Isso significa aprimorar o layout da loja, planejar vitrines incríveis (com foco para a vitrine de lançamento), trabalhar a iluminação da loja para ficar o mais aconchegante possível e até pensar em que cores você vai trabalhar – tanto na decoração da loja, quanto dos produtos. 

Pense bem nas paisagens de outono, folhas caídas, galhos secos (ótimos elementos de decoração)… cores terrosas como terracota, bege, marrom e cores que lembram a natureza, como o verde, são ótimas para trazer o clima da estação ao ambiente.

˝©Thom Bradley

Basicamente, o ideal é trabalhar o marketing sensorial na loja. E o que é isso?

Marketing sensorial é uma estratégia que tem como objetivo trabalhar os cinco sentidos do corpo humano (olfato, tato, paladar, visão e audição) para criar uma atmosfera perfeita de vendas. Isso, na prática, significa climatizar a loja de maneira agradável, fazer uma boa disposição dos produtos (dando destaque para as melhores tendências), investir em um aromatizador, deixar os produtos mais próximos para o cliente sentir o tecido e até mesmo oferecer uma água ou um café.

DICA: jamais deixe o ar condicionado em uma temperatura que deixe desconfortável os clientes e a equipe de vendas. Muitas lojas fazem isso para incentivar a compra de peças de frio, isso mais espanta do que atrai clientes. No provador, como o cliente irá se mexer muito, mantenha a climatização um pouco mais baixa do que no resto da loja.

 

Planeje suas promoções

Ao vender produtos para o seu cliente, você pode atraí-lo de duas maneiras: através do “sentimento” ou através da “carteira”.

O que isso significa? Que ao entrar na sua loja – seja ela física ou online – um consumidor pode ser conquistado através de bons preços ou através de uma conexão com a loja e seu time de vendas.

Por falar em time de vendas, manter seus vendedores motivados é essencial para vender mais na sua loja!

Antes de mais nada, é preciso identificar em qual tipo de perfil que o seu cliente se encaixa. Se for de um perfil que é chamado pela “carteira”, você pode criar promoções baseadas no preço dos produtos: compre 1 leve 2, porcentagem de descontos, kits promocionais, descontos progressivos e muito mais.

Já que o seu cliente for mais levado pela conexão, é preciso planejar ações em que seu cliente se sinta importante, como se a loja fosse feita exclusivamente para ele. Nesse caso, você pode investir em eventos, em consultorias de imagem na loja ou até em programas de fidelidade.

Por isso é tão importante definir a sua persona e entender quem é o seu cliente. Quanto mais você sabe sobre o seu cliente, mais fácil é para planejar promoções que realmente o atraiam.

 

Divulgue, divulgue…e divulgue!

Seu cliente sabe que o outono está chegando, mas ele não sabe quando as novidades estarão na sua loja. Não deixe para o seu cliente lhe procurar só quando já sentir falta de produtos de frio no guarda-roupa. 

Antecipe a divulgação das novas coleções antes mesmo de ter os produtos na loja. Faça stories mostrando os bastidores do showroom das peças, peça todas as fotos da coleção para os seus fornecedores e crie um posts de preview, mande fotos dos produtos em primeira mão pelo WhatsApp para os seus melhores clientes. Tudo isso aumenta o relacionamento entre a loja e os consumidores e, como sabemos, o relacionamento consolidado vende.

Outra estratégia que tem dado muito certo nessa nova forma de consumidor produtos são as Lives de lançamento de coleção. Ao invés de fazer um evento de lançamento, a ideia é fazer o mesmo, mas com uma Live – geralmente no Instagram. Na Live você irá mostrar os produtos que são novidade, pode fazer condições especiais de pagamento e sorteios que podem ser feitos até através de parcerias com outras lojas – como uma loja de roupas femininas fazendo parceria com uma loja de acessórios, por exemplo.

 

Traga o novo, de novo

Para que o seu cliente não caia na monotonia e ache que a sua loja sempre traz as mesmas peças todos os anos, é preciso inovar e investir em novos tipos de produtos para ofertar ao seu cliente. 

O segredo para ter bons resultados é ir mostrando o novo aos poucos aos clientes, como oferecer um novo tipo de modelagem, depois um novo tipo de cor, começar a oferecer as peças de um jeito diferente. Quanto mais sutil for esse processo, mais fácil vai ser convencer até o cliente mais conservador de que o novo faz sentido para a sua vida.

Datas comemorativas, como o Dia das Mães e festas juninas, são ótimos momentos para criar ações e apresentar novos produtos. 

Novos jeitos de pensar em ações, nos seus produtos e no jeito que você gerencia sua loja é essencial para se manter com bons resultados atualmente. 

Está precisando aumentar as vendas com produtos diferenciados? Faça seu pedido agora pelo Venda Mais, a loja online do Grupo Elian exclusiva para lojistas!

 

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *