Como convencer o seu cliente a comprar de você?

Os clientes têm uma necessidade instintiva de jogar pelo o que lhes é seguro. Mesmo que estejam prontos para comprar, procuram o melhor produto, o melhor valor, a loja que lhe trará mais benefícios. 

Com tanta concorrência, principalmente pelo aumento da demanda de compras online, como você pode convencer seu cliente de que  a sua loja está oferecendo o que ele quer?

Aprenda, no Crescer com Elian, como utilizar os argumentos certos para convencer seus clientes a comprar mais da sua loja de roupas!

 

Cause uma boa impressão

E, aqui, não estamos falando sobre aparência.

Um bom vendedor – que causa boa impressão – é aquele que tem autoconfiança. É um sujeito que não só conhece bem do próprio produto, mas também de pessoas. 

Ele precisa conhecer bem o produto, os próprios limites e conhecer aquele para quem ele está vendendo.

©Atoms

Seus vendedores precisam vender a sua loja. E o que isso significa? 

Que seu time de vendas precisa estar capacitado com informações sobre vendas, sobre o seu negócio, seus valores e sobre seus produtos. 

Ao fazer um questionamento sobre uma peça específica, seu vendedor tem que fornecer todas as informações possíveis ao consumidor. Um cliente com dúvidas não compra!

 

Faça as perguntas certas

Os melhores vendedores possuem uma característica em comum: eles sabem fazer as perguntas certas.

E não estamos falando de apenas perguntar o que o cliente precisa, ou se ele pode ajudar. É fazer as perguntas certas para conhecer o cliente de verdade: seus gostos, seus problemas e o que ele realmente está buscando.

Através disso, é possível descobrir se o consumidor irá decidir com a carteira, ou se ela decidirá com o coração e, a partir disso, você consegue pensar nas melhores abordagens para se ter com cada tipo de cliente.

Se o cliente for do tipo que decide com a carteira, você pode apresentar facilidade de pagamento ou descontos, por exemplo. Se ele decidir com o coração, monte seu discurso todo para mostrar como aquele produto irá fazer a diferença e facilitar a vida do cliente, mostre as experiências únicas ao se fidelizar a sua loja (como um programa de fidelidade) e muito mais.

 

Traga soluções ao seu cliente

Seu público-alvo tem um problema real que ele precisa resolver (e pode ou não estar ciente disso).

Aqui está o problema, os clientes não prestam atenção às soluções. Quando se trata do raciocínio do cérebro, você não presta atenção na estrada quando está tudo bem. Mas você prestará atenção quando você estiver preso no meio de um engarrafamento.

©Raychel

Por isso, um bom vendedor aborda os problemas do seu cliente e busca indicar soluções práticas e rápidas. Por exemplo, se um cliente reclama que não tem tempo de cuidar muito de suas roupas, cabe ao vendedor indicar os tecidos mais fáceis de lavar e secar.

 

Oferte mais que produtos

Só mostrar produtos da sua loja e como eles são maravilhosos não é suficiente para fazer seu cliente comprar. Isso significa que você precisa vender mais que produtos, precisa oferecer experiências, soluções e possibilidades.

Ofereça uma experiência única de compra – seja na loja física, ou online. Disponibilize informações detalhadas sobre as peças (vendedores capacitados são essenciais para isso), traga mais de uma solução para cada problema de seu cliente, mostre inúmeras possibilidades de uso de uma mesma peça de roupa. 

Você deve pensar na venda em si como uma consequência do processo de atendimento. Quanto melhor for o atendimento, maiores serão as vendas.

É importante também saber a diferença entre um benefício e um recurso.

©Becca Mchaffie

Um recurso é algo que um produto ou serviço “é” ou “faz”. Um benefício é algo que o produto ou serviço “significa” para o cliente. Por exemplo:

 

Errado: “Esta blusa é feita em 100% algodão.” (característica)

Certo: “Esta blusa é feita de um tecido natural que vai trazer muito mais conforto ao vestir, além de ser bem fresca no calor.” (beneficiar)

 

Alguns empresários acham que sempre haverá alguém competindo em preço. Que sempre há alguém que quer pagar menos. Isso realmente pode ser verdade, porém…

Você só está competindo em preço quando não descreve o que torna a sua loja única!

Qual o seu argumento de venda exclusivo? O que faz seus consumidores buscarem especificamente pelos seus produtos?

Sua singularidade pode ser a qualidade dos seus produtos, ou a variedade. Para isso, invista nas marcas do Grupo Elian e faça seu pedido agora pelo Venda Mais – a nossa loja online exclusiva para lojistas. 

Você tem que repetir sua singularidade para as pessoas, quantas vezes forem necessárias. É assim que você converte vendas e aumenta os lucros da sua loja!

 

 

Julia Zamoner

Escrito por Julia Zamoner

Formada em Relações Públicas. Atua com Trade Marketing e Eventos há mais de 12 anos e é apaixonada por varejo e comportamento do Shopper. Atua no Grupo Elian auxiliando varejistas de moda a venderem mais com as marcas Elian, Colorittá, Marialícia e Maelle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *