Quando devo começar a montar o meu estoque para a próxima estação?

O gerenciamento do estoque da sua loja de roupas é uma das atividades mais importantes para trazer bons resultados. Sem um conhecimento completo do estoque disponível, uma loja de roupas terá um grande problema em manter seus clientes satisfeitos e suas vendas aumentando.

Um mix de produtos selecionado de acordo com o seu público-alvo, uma boa variedade de tamanhos e modernos – tais elementos são essenciais para ter um bom estoque, além de saber como e quando comprar. Mas, afinal, quando você deve começar a montar o estoque para a próxima estação? Confira nas dicas do Crescer com Elian.

 

Entenda a realidade da sua loja

Antes de pensar em fazer novas compras e renovar o seu estoque, é preciso fazer uma análise da loja e entender a sua realidade. Importante identificar a saúde financeira, como foram os resultados da última coleção, além de fazer o inventário do estoque.

©Denny Muller

As ações promocionais podem ser de grande ajuda neste momento de troca de estação, já que elas atraem os clientes principalmente para os itens parados no estoque. Planeje bem as suas ações promocionais nesse momento para que estejam de acordo com as suas necessidades e objetivos.

Na dúvida de qual ação fazer para a troca de coleção? Confira 3 dicas exclusivas para acabar com o estoque parado! 

 

Esteja ligado nas tendências

Outro ponto importantíssimo antes de renovar o estoque da nova coleção é pesquisar o que seus consumidores estão consumindo, tanto referente às tendências de moda, quanto aos conteúdos.

Tais informações vão te ajudar a fazer o seu mix de produtos mais certeiro, diminuindo as chances de ter produtos de baixo fluxo na loja.

Faça uma pesquisa e liste as principais tendências, cores e modelagens que tem que estar presentes na próxima coleção. Não se esqueça de identificar as peças que serão destaque, principalmente para montar vitrines e mostrar para o consumidor que você tem produtos que estão em alta.

©Prudence Earl

Trazer as melhores tendências para a sua loja é tão importante quanto escolher os melhores produtos. Você sabe identificar se um produto é de qualidade? Confira neste post!

 

Compre com antecedência

Este é um ponto que muitos lojistas acabam falhando. Por querer esperar para sentir como estarão as vendas o mais próximo possível da nova coleção, muitos deixam as compras dos produtos para última hora, o que pode resultar em um atraso das entregas ou até mesmo os produtos que você procura podem estar esgotados.

Além disso, comprando com antecedência, você poderá entrar em contato com os fornecedores para negociar os melhores prazos e condições de pagamento.

Planeje-se para conhecer com os representantes a coleção assim que for lançada. Desse jeito também fica mais fácil conseguir bons materiais de PDV para decorar a loja.

Para montar um estoque ideal, é preciso que você vá comprar já com os dados da coleção passada em mãos. Saiba quantas e quais peças mais venderam, quais venderam menos e escolha os novos produtos a partir disso.

 

Planeje sua divulgação

Hoje em dia, uma loja de roupas só tem bons resultados com uma boa divulgação. Principalmente em tempos de COVID-19, em que os consumidores estão migrando cada vez mais para o digital.

Antes de ir à loja, o consumidor já tem em mente o que busca e  já realizou uma pesquisa online em diversos locais procurando aquilo que o agrada. Estar presente nas redes sociais atualmente é essencial para atingir seus clientes de forma direta e apresentar a coleção, novidades, divulgar ações, dentre outras possibilidades.

©Charles Deluvio

Todas as ações e promoções precisam estar de acordo com o calendário de varejo para saber gerir e criar relacionamento com seus clientes, sendo a melhor maneira de fidelização e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Baixe agora o nosso Calendário de Varejo 2021!

Precisando renovar o estoque da sua loja de roupas? Faça seu pedido agora pelo Venda Mais – a loja online do Grupo Elian exclusiva para lojistas!

Escrito por Julia Zamoner

Formada em Relações Públicas. Atua com Trade Marketing e Eventos há mais de 12 anos e é apaixonada por varejo e comportamento do Shopper. Atua no Grupo Elian auxiliando varejistas de moda a venderem mais com as marcas Elian, Colorittá, Marialícia e Maelle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *