Tecidos sustentáveis: tendência que veio para ficar

Atualmente, o setor do vestuário é um dos mais poluentes do mundo. Pesquisas mostram que quase 5% de todo o espaço do aterro é consumido por resíduos têxteis. Além disso, 20% de toda a poluição da água doce é utilizada para tratamento têxtil e tingimento.

Em paralelo a isso, um fio de esperança. Vivemos cada vez mais – e a pandemia Covid-19 só fez aumentar – um movimento que traz novos valores, novas preocupações e, como resultado, uma moda mais consciente e sustentável.

No passado, pensar em tecidos e processos sustentáveis era algo possível somente para as maiores marcas (muito devido aos custos extremamente altos). Hoje, o cenário já é muito diferente. Os tecidos sustentáveis já são uma realidade possível em grande escala e muitas marcas já adotaram práticas mais ecológicas. 

Mas, afinal, o que são tecidos sustentáveis e que papel eles têm na moda? Confira, no Crescer com Elian!

 

Verde é o novo preto: a ascensão da moda sustentável

Com os consumidores cada vez mais conscientes do ponto de vista ambiental, não é surpresa que a sustentabilidade tenha ganhado tanta visibilidade na indústria da moda. 

Na última década, a sociedade despertou para o fato de que a indústria da moda – especialmente a fast fashion – tem um impacto negativo massivo no mundo. 

Durabilidade, conforto, consciência: tais palavras nunca estiveram tanto na mente dos consumidores. Grandes marcas, inclusive, já anunciaram que desejam que metade dos seus produtos tenham aspectos sustentáveis até 2025. 

©Micheile Henderson

Além disso, os consumidores estão aprendendo gradativamente a comprar menos, usar melhor as roupas que têm e comprar melhor – de marcas transparentes e que se preocupam com o meio ambiente. 

Acontece que as gerações Y e Z controlam o mercado consumidor e muitos deles esperam que suas marcas se importem com o mundo e façam sua parte para protegê-lo.

A realidade é que marcas sustentáveis vendem melhor, vendem mais e tem uma imagem melhor ao olhar dos consumidores.

 

Alguns tipos de tecidos sustentáveis

Tecido sustentável é aquele que gera menos impactos para o meio ambiente, desde o processo de fabricação até o descarte e reaproveitamento de materiais.

Também chamados de tecidos eco-friendly, listamos alguns tecidos que são os mais sustentáveis:

 

  • Algodão reciclado: o algodão é um dos tecidos mais usados no mundo e, por ser um tecido natural, é uma ótima escolha para trazer conforto e durabilidade às roupas. Porém, o cultivo do algodão tradicional requer muitos pesticidas e, como resultado, tem um impacto negativo no planeta e nas pessoas que o cultivam. O algodão orgânico tem como objetivo minimizar o impacto ambiental da produção, tentando remover pesticidas nocivos e outros produtos químicos do processo.
  • Cânhamo orgânico: o cânhamo possui uma colheita extremamente sustentável. Essa planta cresce rapidamente, não esgota o solo e não requer pesticidas, além de criar um tecido forte e durável.

©Lalit Kumar

  • Poliéster reciclado: o poliéster é conhecido como um dos tecidos menos sustentáveis, pois existe um processo incrivelmente prejudicial usado para fabricar o material sintético. Já o poliéster reciclado usa PET (o produto químico usado para criar poliéster) de garrafas plásticas de água e as decompõe em fibras. Este processo utiliza quase metade da quantidade de energia e pode ser reciclado várias vezes!
  • TENCEL®:  um tecido feito de celulose, ou seja, pela dissolução de polpa de madeira. É 50% mais absorvente que o algodão e requer menos energia e água para produzir. Além disso, a Tencel possui propriedades anti-bacterianas!
  • MODAL:  o modal é uma fibra fabricada a partir da casca da madeira e é livre de solventes nocivos!
  • Linho orgânico: o linho é um tecido sustentável e resistente que exige baixa irrigação para ser cultivado e nenhum agrotóxico em seu plantio.

 

MALHA ECO: o tecido sustentável da Colorittá!

O Grupo Elian possui uma grande preocupação com o meio ambiente e com o futuro. O grupo possui a Certificação ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e é um dos muitos parceiros para alcançar as 17 metas que deverão ser cumpridas até 2030 para vencer os desafios da humanidade e oportunizar condições de vida digna a todos no planeta.

Uma das grandes novidades está na marca infantil Colorittá, que traz em sua coleção Primavera Verão 2021 a Malha Eco, um artigo produzido com algodão desfibrado reciclado e poliéster pet. As peças em Malha Eco também possuem corantes naturais através de um tingimento extraído de vegetais, com um menor impacto ambiental.

Assim, a linha contribui com o meio ambiente e com cada consumidor, trazendo durabilidade, ótimo caimento ao vestir às peças e a modernidade da Colorittá, sem falar na possibilidade de conversar sobre sustentabilidade com as crianças!

Que tal trazer mais sustentabilidade para a sua loja? Faça agora o seu pedido dos nossos produtos de Malha Eco pelo Venda Mais – a loja online do Grupo Elian exclusiva para lojistas!

 

Escrito por Grupo Elian

Há quase 03 décadas vestindo crianças, adolescentes e adultos com roupas de qualidade, estilo e muito conforto. O Grupo Elian é responsável pelas marcas Elian, Elian Beats, Colorittá e Marialicia, presente em todo o Brasil e também no exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *