6 Dicas para produzir conteúdo para a sua loja

Ao trazer a sua loja de roupas para o universo online, um dos aspectos mais importantes para aumentar seu público e suas vendas é o reconhecimento da marca. Isso não significa apenas criar uma identidade que os consumidores conheçam, mas uma com a qual eles queiram se engajar, se conectar.

Sim, o mercado de moda online é competitivo, mas as oportunidades abundam em todos os lugares, então isso não deve ser um impedimento para a construção de uma linha de varejo de sucesso

Como então sua loja de roupas pode aproveitar as oportunidades disponíveis para se destacar no mercado? Confira agora, no Crescer com Elian, 6 dicas para produzir conteúdo para a sua loja

 

Crie conteúdo original

O primeiro passo é decidir em quais plataformas a sua loja estará presente. No Instagram? Facebook? TikTok? Twitter? 

Depois de decidido, é hora de descobrir que tipo de conteúdo você gostaria de criar. Para fazer isso de forma eficaz, você deseja levar em consideração não apenas a personalidade da sua marca, mas também as necessidades e os interesses do seu cliente.

E para se destacar no ambiente online a regra é uma só: ser original! Se você não traz conteúdo interessante e original, sua loja será só mais uma em meio a tantas.

©Mateus Campos

E como fazer conteúdo original? A resposta pode parecer simples, mas é a cereja do bolo. Você precisa saber do que seu público gosta! Conhecer seus consumidores é a chave para conseguir pensar em estratégias certeiras.

Para começar, aqui vão algumas dicas de conteúdos que você pode fazer na sua loja:

 

  • Tutoriais e dicas de como usar os seus produtos
  • Vídeos de vários looks usando a mesma peça
  • Vídeo com a mesma peça para várias ocasiões diferentes
  • Abrir caixas de perguntas para criar interação com o público
  • Mostrar o dia a dia da loja (abrindo caixas de produtos que acabaram de chegar, por exemplo)
  • Memes e conteúdos de humor
  • Lista de pessoas para seguir que falam sobre moda, consumo consciente e muito mais
  • Conteúdo informativo sobre moda e sobre os produtos – como um post sobre tecidos.

 

Por falar em tecidos, você pode utilizar nosso post exclusivo para transformá-lo em conteúdo para as redes sociais da sua loja!

Foque no planejamento e na pauta

Já sabemos que o planejamento é o grande segredo do sucesso de uma loja de roupas. E com a criação de conteúdo não poderia ser diferente.

Você deverá criar um planejamento que englobe não só suas metas e objetivos, mas também a pauta com as ideias de conteúdos a serem desenvolvidos.

Dica Crescer com Elian: uma plataforma muito boa para a gestão de conteúdos é o Trello!

Além disso, é importante que você seja extremamente realista com o que você e sua equipe serão capazes de criar, levando em consideração que ainda existirão todas as responsabilidades da loja, a não ser que você contrate alguém especificamente para isso.

Você pode se fazer algumas perguntas, como:

 

  • Quantas horas por semana você pode dedicar à criação de conteúdo? 
  • Quem o ajudará a criar seu conteúdo? Quem mais está envolvido no conteúdo?
  • Qual é o seu orçamento mensal ou trimestral para a criação de conteúdo?
  • Qual equipamento você precisa?
  • Quais ferramentas, aplicativos ou programas você precisa?
  • Quando você criará seu conteúdo? Será mensalmente? Semanalmente? 

 

Ao criar a pauta de conteúdos (que pode ser criada semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente), liste tudo o que precisa ser feito e uma estimativa de quanto tempo seria necessário para tal.

 

Tenha uma estratégia para cada plataforma

Qual é o objetivo de cada uma de suas plataformas de conteúdo? Sabemos que, em última análise, você deseja obter vendas. Mas lembre-se de que as vendas geralmente resultam de relacionamentos, portanto, analise cada plataforma com um objetivo específico.

Por exemplo, sua estratégia pode ser vender apenas por e-commerce e utilizar o Instagram como uma vitrine virtual da sua loja. Ou você pode utilizar o Instagram para vendas e utilizar o TikTok para criar conteúdos que engajem com seu público a ponto que ele os atraia para a compra. 

©Hello I’m Nik

Seja qual for a estratégia para cada plataforma de comunicação, faça um planejamento para que você tenha bons resultados de todos os lados

 

Esteja ligado nas tendências

E aqui, não estamos necessariamente falando das tendências de moda. É claro que elas são essenciais para criar um bom conteúdo para a sua loja, mas também é imprescindível que você esteja de olho nas tendências de vídeos e conteúdos, principalmente nos Reels do Instagram e nos vídeos do TikTok.

©Will Francis

A dica então é utilizar os conteúdos que estão em alta para reproduzir de uma forma que funcione para a sua loja, mostrando produtos, dicas de looks e até introduzindo conteúdo de humor com os memes – mostrar algo do dia a dia da loja é incrível para isso! Utilizar o que está em alta a favor da sua loja é uma estratégia inteligente para ganhar mais visibilidade e também para firmar um relacionamento com o seu público.

 

Faça posts que você compartilharia 

O fator de compartilhar é um dos mais fortes nas redes sociais. O que isso quer dizer?

Basicamente, que se o seu conteúdo é bom a ponto de ser compartilhado pelos usuários, você está no caminho certo e, consequentemente, tem mais visibilidade.

Com muita concorrência online, pode ser difícil ganhar força significativa quando suas postagens se perdem em um mar de outros conteúdos. Se você se encontrar em uma luta semelhante, pode ser hora de reconsiderar o que você está postando.

Um ótimo conteúdo de mídia social é mais do que apenas palavras e imagens. Deve ser útil, ter significado e, acima de tudo, possuir alta capacidade de compartilhamento.

Gerar conteúdo que outras pessoas desejam compartilhar com amigos ajuda a criar seguidores orgânicos. 

Alguns produtos podem atingir diferentes públicos, e seu conteúdo deve fazer o mesmo. Aqui vai uma dica de ouro: usuários compartilham conteúdos que se sentem representados de alguma maneira, que eles se vejam no conteúdo. Leve isso em consideração quando estiver criando seus posts.

 

Use Influencers e pessoas reais

Por mais que seja mais fácil utilizar imagens de catálogos e lookbooks, elas não engajam com o seu público. Como já dito anteriormente, os consumidores querem se sentir representados e eles só irão se sentir assim com conteúdo feito por pessoas reais.

Utilizar sua equipe de vendas é uma ótima ideia para gerar conteúdo real e, de quebra, criar uma identificação com a loja. Além disso, você pode contratar influencers da sua região que tenham um bom engajamento para tirar fotos e fazer vídeos dos produtos da loja.

É muito importante que você traga influencers de acordo com o perfil da sua loja! Encontre o influenciador certo e os benefícios superam em muito qualquer investimento no marketing de influência.

E, para finalizar, um bom conteúdo – além de muita criatividade, planejamento e dedicação – é feito a partir de produtos incríveis! Para isso, você pode fazer agora o seu pedido pelo Venda Mais, a loja online do Grupo Elian exclusiva para lojistas!

 

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *