Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/u676208330/domains/grupoelian.com/public_html/crescercom/wp-content/plugins/cta/classes/class.cta.render.php on line 492

Como fazer Lives de lançamento para uma nova coleção

A nova rotina de quarentena e home office também trouxe consigo o boom das Lives. Em 2020, no primeiro semestre, as lives tiveram um aumento de quase 70%. Número que foi diminuindo gradativamente durante o ano. Já 2021 traz consigo um novo momento das Lives, porém agora mais estratégicas e também mais elaboradas, principalmente por lojas e marcas.

Uma boa estratégia de Lives para a sua loja pode gerar tráfego, fazer vendas e atrair uma comunidade leal de seguidores. Mas, você precisa não apenas cativar o público, mas também iniciar uma conversa, compartilhar experiências e vender o estilo de vida de sua marca.

Então, como fazer uma Live de lançamento de coleção na sua loja de roupas? Confira as dicas exclusivas do Crescer com Elian!

 

O que é preciso para fazer uma boa Live?

Ir ao vivo em qualquer plataforma pode parecer um pouco assustador: você precisa causar uma primeira impressão bem-sucedida e evitar problemas técnicos, sem a chance de editar ou refazer o vídeo.

©Solen Feyissa

A realidade é que as Lives do Instagram Live são uma maneira incrível de se conectar com o seu público, interagindo em tempo real, enquanto mostra um lado mais real da sua loja.

Mas, o que é preciso para fazer uma boa Live? 

 

  • Montar um roteiro. A ideia aqui não é seguir o roteiro à risca, mas sim ter um planejamento para saber como começa e como acaba a sua Live.
  • Preparar um cenário, mas não precisa ser nada extremamente elaborado. Você pode escolher um lugar bonito da sua loja e montar o cenário a partir dali.
  • A iluminação é tudo! Se possível, tenha algum tipo de luz auxiliar (como uma Ring Light) para deixar a iluminação ainda melhor.
  • Checar seus equipamentos. O smartphone que será usado precisa estar com bateria e é importante fazer testes de áudio para verificar se o volume está bom.
  • Tenha elementos atrativos para a audiência! Isso significa dar descontos, fazer sorteios e trazer elementos que façam os usuários permanecerem na live.
  • Se for a sua primeira Live, tente fazer um teste com a equipe um dia antes. Assim, você elimina possíveis inseguranças na hora de apresentar.
  • Autenticidade é essencial! É importante que, na Live, você e sua equipe se comuniquem do mesmo jeito que em um atendimento no dia a dia.

 

Transmissões ao vivo mais longas tendem a ter um desempenho melhor e atingir um público maior do que as mais curtas.

Parte disso ocorre porque as transmissões ao vivo mais longas têm mais conteúdo, mas também é porque muitas pessoas entram e saem das transmissões ao vivo e, quanto mais seu vídeo durar, mais tempo as pessoas terão para entrar e sair.

Lembre-se de que o máximo que você pode ficar em uma única transmissão ao vivo é uma hora. Se precisar de mais tempo, você precisará iniciar uma segunda transmissão ao vivo.

 

Passo a passo de uma Live de lançamento de coleção

Fazer uma Live de lançamento requer mais planejamento e atenção. É preciso determinar datas, produtos e o que será abordado para chamar a atenção do público. Confira um passo a passo para lhe ajudar nesta tarefa:

 

1. Determine o dia e o horário para a Live

Escolher o data e o horário é um dos pontos mais importantes da sua Live. É preciso analisar e definir um momento em que seus clientes estejam disponíveis para assistir sua transmissão ao vivo. Assim, os horários após às 18h são os mais indicados, pois muitos de seus clientes já terminaram seu horário de trabalho. Além disso, os horários de intervalo – como às 12h – também podem ser uma boa opção dependendo do seu público.

E a data também é muito importante. Levando em consideração que o esperado é que seus clientes comprem durante a Live, uma data mais ao começo do mês pode ser o ideal.

 

2. Separe os produtos e os looks

Outro ponto importantíssimo é deixar o planejamento dos looks e produtos o mais certo possível. Selecione as peças que vão gerar desejo de compra, como as principais tendências da estação ou as peças mais exclusivas da loja.

E já deixe separado mais de um look para cada produto: é importante mostrar versatilidade! Além disso, se possível, tenha alguém para provar os looks enquanto a Live acontece – você pode pensar em contratar uma modelo por permuta em troca de produtos, por exemplo.

 

3. Analise as melhores estratégias e promoções

Seus consumidores só continuarão na sua Live se você trouxer benefícios para isso. Prepare sorteios, descontos exclusivos ou até mesmo cupons de desconto para as próximas compras.

©Hans Vivek

Uma estratégia muito boa para fazer o caixa girar é determinar um prazo para pagamento dos produtos comprados na Live. Se o cliente pagar e buscar o produto até determinada data, estará concorrendo a algum prêmio específico. Capriche na premiação e tenha resultados ainda melhores!

 

4. Faça uma boa divulgação

Para que a sua Live seja um sucesso, é preciso que ela tenha uma divulgação excelente. Lance a novidade com pelo menos uma semana de antecedência. Faça posts indicando contagem regressiva e não se esqueça de treinar o time de vendas para sempre reforçar a data e o horário com seus clientes. 

No dia da Live, faça um Story com uma contagem regressiva e peça para seus seguidores ativarem a notificação, assim eles serão avisados minutos antes do horário marcado.

 

5. É hora da Live!

E por falar em horário marcado, quando chegar o momento da Live, jamais atrase! Mesmo que você tenha que esperar alguns minutos até ter espectadores, é importante começar a transmissão no horário marcado.

©Libby Penner

Ajuste os equipamentos, esteja preparado e não se esqueça que é um vídeo ao vivo de seu smartphone e não uma produção profissional. Nem tudo sempre vai funcionar perfeitamente, e seus seguidores também não esperam que isso aconteça. Não deixe arruinar todo o seu vídeo se você tiver algum problema de áudio ou conexão na metade do processo.

Peça desculpas ao seu público se houver interrupções ou problemas técnicos, faça uma brincadeira, converse com seu público e continue com o restante da programação. A autenticidade torna a sua marca mais humana, de qualquer maneira, e cria ainda mais conexão.

E você, está preparado para fazer a Live da lançamento da sua loja? Compartilhe suas experiências com a gente e não se esqueça de trazer os melhores produtos Elian. Faça sua compra agora pelo Venda Mais!

 

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *