O poder das cores no seu negócio

Seja na moda, na arquitetura, no design: cor é o primeiro elemento que chama atenção e também o que causa mais impacto.

Isso porque o cérebro humano primeiro percebe a cor, para depois entender os outros elementos presentes.

Assim, nem é preciso destacar a importância que as cores têm não só nos produtos que você oferece, quanto também no layout da sua loja – tanto a física, quanto a online.

As cores aumentam o reconhecimento de uma marca e podem ser um dos mais importantes fatores decisivos para uma compra. E você, já sabe como utilizar o poder que as cores para fazer seu negócio vender mais e melhor? Confira no Crescer com Elian!

 

Como escolher as cores do seu negócio

As cores a serem utilizadas tanto no ambiente físico, quanto no online, devem ser escolhidas a partir do perfil do seu consumidor. É essencial saber como é a personalidade do público-alvo, a que ele se atrai e que tipo de produtos e conteúdos consomem para então decidir que cores devem ser incorporadas no seu negócio.

Também é importante entender que as cores possuem dimensões e cada uma delas traduz sensações. As dimensões encontradas nas cores podem ser divididas em quentes/frias; intensas/suaves e escuras/claras.

©Keila Hotzel

Confira agora o que elas comunicam:

 

  • Cores frias comunicam tranquilidade e racionalidade. Também trazem a sensação de sofisticação e refinamento. Cores muito frias não são indicadas se o perfil da sua loja é muito alegre e dinâmico, por exemplo, pois elas podem comunicar introspecção.
  • Cores quentes, em contrapartida, comunicam agitação, ação, dinamismo e energia. Podem passar a sensação de proximidade com o público e são ótimas para lojas infantis!
  • Cores intensas (que vibram de longe, como o pink e o azul royal) passam a mensagem de entusiasmo, energia e ousadia. Dependendo do perfil da sua loja, podem comunicar agressividade.
  • Cores suaves (cores mais opacas, menos saturadas, como o rosê) transmitem a ideia de suavidade, acolhimento e sofisticação. 
  • Cores escuras, por terem mais preto na composição, passam a sensação de seriedade, credibilidade, força e poder.
  • Cores claras, que tem mais branco na sua composição, comunicam acessibilidade, amizade, leveza e descontração.

 

Após analisar as sensações, determine que tipo de cores fazem mais sentido para o layout da sua loja e também para a divulgação nas redes sociais e na loja virtual – caso houver.

Outra estratégia que funciona é montar uma paleta de cores específica e utilizar ela em todo o conceito da loja. Assim, ao ver uma determinada paleta, inconscientemente o consumidor já irá vinculá-la ao seu negócio.

No site Coolors você consegue encontrar algumas paletas prontas, de acordo com o que está em alta, além de criar uma paleta de cores só sua!

 

O papel das cores na sua loja

As cores são na verdade uma forma de comunicação visual inconsciente e estão em todos os lugares, incutindo sentimentos, sensações e afetando diretamente o comportamento do usuário e consequentemente a taxa de conversão em vendas.

Por isso, entender como as cores agem no psicológico pode trazer mudanças muito positivas para o seu negócio.

©Dee Copper

A seguir, veja alguns exemplos de cores e como sua aplicação na loja, nas redes sociais e até mesmo no e-commerce:

 

  • Verde: representa estabilidade e segurança e pode representar um “acerto” na escolha. Por isso, em muitas lojas virtuais essa cor é utilizada para o botão “comprar”.
  • Azul: remete à confiança, sinceridade, fidelidade e calma. É uma boa opção de cor principalmente para fazer posts e conteúdos sobre as políticas de pagamentos, trocas e sobre informações importantes da loja.
  • Amarelo: transmite alegria, energia, dinamismo e criatividade, além de ajudar na concentração. Por isso, é ótima para ser usada na vitrine da loja e nas redes sociais quando você quiser destacar algum produto. Na sua campanha de lançamento, pode ser uma boa estratégia usar looks ou elementos com amarelo!
  • Vermelho: ligada à urgência, imediatismo e também ao amor e paixão – comum ser usada em campanhas de Dias dos Namorados e Dia das Mães. É uma cor que representa urgência, então pode ser utilizada para promoções, peças com estoques limitados e também para o botão “comprar” nas lojas virtuais.
  • Roxo: representa nobreza, riqueza e até sensualidade. Pode ser uma boa cor para campanhas que incentivem o amor-próprio ou até para vitrines (físicas e virtuais) que tenham produtos de maior valor agregado.
  • Laranja: uma cor que deixa as pessoas mais motivadas, que passa energia e entusiasmo. Também é uma cor afirmativa que incentiva a ação do usuário, por isso, pode ser utilizada nas campanhas e na loja para chamar a atenção do usuário nos períodos de baixa das vendas.
  • Branco: transmite leveza, pureza, tranquilidade e feminilidade. Pode ser usada para trazer uma atmosfera mais sofisticada à loja e em campanhas de moda feminina.
  • Preto: a função da cor é realçar sentimentos e sensações como estilo e credibilidade. Uma boa opção para trazer maior valor agregado aos produtos e também à loja, principalmente combinado com o branco. O único cuidado é para não utilizar a cor em excesso, pois pode trazer um visual carregado e até formal demais. 

 

As cores também têm papel importante para a criação de uma vitrine impactante. Quer saber mais? Baixe agora noso e-book com os Segredos para Montar a Melhor Vitrine!

 

Utilizando o Círculo Cromático

Se você nunca ouviu falar do Círculo Cromático, a hora é agora! O círculo cromático é uma representação visual simplificada do espectro de cores que conseguimos enxergar. Basicamente, é a união das cores primárias, secundárias e terciárias e que, através dele, é possível fazer combinações de cores mais harmônicas.

Existem vários tipos de combinações possíveis pelo Círculo Cromático, mas iremos mostrar as principais que você pode utilizar na sua loja! 

©Wattpad

 

Combinação Monocromática

Mono = um. Então, combinações monocromáticas são combinações da mesma matiz/cor. É uma combinação que transmite sofisticação, elegância e formalidade, além de ser mais suave e “leve” ao olhar.

 

Combinação Análoga

Combinações análogas são harmonias feitas com cores vizinhas no círculo, ou seja, que estejam uma do lado da outra. Temos, como exemplo, o verde e azul.

Como mensagem, transmite elegância (de um jeito mais moderno que o monocromático), jovialidade e frescor. Não traz tanto peso visual e contraste e é 

bem agradável ao olhar. Ao utilizar essa combinação, uma boa dica é utilizar uma cor de destaque e a outra (ou outras) como complemento.

 

Combinação Complementar

Combinações complementares são cores opostas no círculo cromático, como o azul e vermelho.

É uma combinação bem criativa, moderna, ousada e alegre, que traz bastante contraste e mais peso visual (ótimo para quando você quiser destacar alguns produtos ou um espaço específico da loja. Para deixar menos informal, é possível fazer essa combinação com cores mais escuras e discretas (bordô + marinho, por exemplo).

 

Combinação em Tríade

Combinação bem colorida, composta por 3 cores, fazendo um “triângulo” no círculo cromático e que passa a mensagem de informalidade, dinamismo e alegria.

Por transmitir muita criatividade, a dica é usar uma cor dominante e outras duas secundárias.

#DICA Crescer com Elian: no site Adobe Color e no aplicativo Color Wheel disponível na Apple Store e no Google Play, é possível fazer combinações a partir do círculo cromático de um jeito prático e fácil!

Vale lembrar que todas essas informações funcionam não só para a decoração da sua loja e para o design das suas redes sociais. Elas são também essenciais para criar looks, vitrines e oferecer produtos de forma mais assertiva aos clientes! 

Como você utiliza cores na sua loja de roupas? Compartilhe com a gente!

 

Julia Zamoner

Escrito por Julia Zamoner

Formada em Relações Públicas. Atua com Trade Marketing e Eventos há mais de 12 anos e é apaixonada por varejo e comportamento do Shopper. Atua no Grupo Elian auxiliando varejistas de moda a venderem mais com as marcas Elian, Colorittá, Marialícia e Maelle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *