Saiba como inovar nas vendas e driblar a crise

Um grande número de negócios foram afetados negativamente pelo COVID-19. Pior ainda, alguns tiveram que fechar as portas.

Não há dúvidas de que, para continuar tendo bons resultados na sua loja de roupas, você precisará ser mais criativo e inovador quando se trata de vender, mas isso pode ser feito.

Confira as dicas do Crescer com Elian para inovar nas vendas e driblar a crise!

 

Antes de tudo: planeje-se!

Sempre falamos de planejamento aqui e isso é por um motivo muito importante: planejamento é a chave para um negócio de sucesso!

Mesmo que várias das ideias de vendas surjam no dia a dia da loja, é preciso que você tente ao máximo se planejar para ter bons resultados.

©Josh Appel

Em momentos de crise, é importante que você repense o seu mix de produtos e invista, na maior parte, em peças que você já sabe que são assertivas. Negociar preços e parcelamentos com os fornecedores também é importante nesse caso.

O Grupo Elian traz preços incríveis e boas condições de pagamentos para seus clientes. Faça agora seu pedido das nossas marcas Elian, Colorittá, Maelle e Marialícia através do Venda Mais, a loja online exclusiva para lojistas!

Para fazer um bom planejamento estratégico, saiba para quem você está vendendo. Quanto mais informações você tiver sobre o seu consumidor, mais fácil será se comunicar com ele!

Além disso, tenha um calendário sazonal para definir as melhores datas e estratégias para cada momento. O ideal é montar um calendário e listar algumas ações ou tarefas necessárias para ações acontecerem.

Quer uma ajuda? Baixe agora o nosso calendário de Varejo para 2021!

 

Reinvente suas estratégias de marketing

Para estar em evidência, é preciso que você esteja – diariamente – divulgando a sua loja. Muita coisa mudou desde o início da crise e pode ser que algumas estratégias de marketing que faziam muito sucesso antes, hoje não fazem mais.

Por isso, é preciso se reinventar! Pesquise, analise as campanhas de marketing da sua concorrência (e até de outros setores para se inspirar) e pense em novos métodos que atraiam o seu cliente, de acordo com o seu perfil.

©Sahin Sezer

Uma boa ideia é separar seus produtos por categorias e pela maneira que você irá ofertá-las aos seus clientes. Você pode, por exemplo, selecionar as peças da categoria “tendências”, “fáceis de combinar” (e criar conteúdos mostrando essa versatilidade), “giro rápido” e muito mais. Com os produtos categorizados, fica mais fácil pensar em campanhas para cada momento.

Considere também oferecer a seus clientes alguns benefícios ao comprarem seus produtos. Por exemplo, você pode oferecer cupons ou códigos de desconto a todos os clientes que compartilham seu conteúdo nas redes sociais. 

Uma tática que vem funcionando muito é fazer um grupo de descontos exclusivos no WhatsApp, que em momentos específicos você oferte produtos com descontos que eles não teriam normalmente. É perfeito para fazer girar aqueles produtos parados no estoque!

E não deixe de aproveitar ao máximo as redes sociais para fazer suas campanhas de marketing. Confira aqui como fazer uma Live de lançamento para uma nova coleção!

 

Ofereça mais do que roupas

Produtos de vestuário são um dos primeiros a serem cortados da lista dos consumidores em momentos de crise. Por não se tratar de um item essencial, como continuar vendendo seus produtos?

Nesse caso, é necessário que você venda muito mais que roupas na sua loja, que você venda uma experiência única.

Mostrar que você se importa com seus clientes e com suas decisões é crucial. Você deve focar seus conteúdos para mostrar a versatilidade e qualidade de seus produtos. Que eles podem ser usados de várias maneiras e que também vão durar muito tempo. Assim, seu cliente entenderá uma compra na sua loja como um investimento.

Quer saber como oferecer uma experiência de compra única ao seu cliente? Então confira nosso post exclusivo!

©Artem Beliaikin

Pense também na possibilidade de trazer guias exclusivos para seus clientes, como um guia de modelagens, de tecidos ou de combinações de looks. Você pode fazer parceria com algum profissional para criar esses conteúdos e oferecer aos clientes que compram determinado valor, por exemplo. E por falar em parcerias, que tal fazer um clube da sua loja para clientes especiais? A ideia é que você faça parcerias com profissionais de variadas áreas e que clientes que compram na sua loja tenham descontos exclusivos com serviços desses profissionais.

 

Embarque no ambiente online

Se você ainda não utiliza o ambiente online para fazer as vendas da sua loja, a hora é agora! 

É importante criar entusiasmo constante para o seu negócio – e fazê-lo em todos os canais, afinal, clientes interagem com uma empresa por meio de mais de uma plataforma antes de comprar.

Você pode envolver os clientes em vários canais antes de começar a fazer vendas, seja por e-mail, WhatsApp, Instagram e até mesmo o Tiktok. A partir do momento que você começa a construir relacionamento com seus clientes, determine uma plataforma voltada para a vendas – como o Instagram – e, se possível, determine uma pessoa para estar responsável pelo atendimento de vendas online.

Tal atendimento precisa ser proativo e dar aos clientes o máximo de informações possíveis. O segredo para vender online é fazer com que os consumidores sinta como se estivessem vendo os produtos pessoalmente. 

Confira mais dicas para vender pelo Instagram mesmo na crise!

E você? Que tipo de estratégia está fazendo para driblar a crise e inovar no seu atendimento e vendas? Compartilhe com a gente!

 

Camila Felício

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *