Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/u676208330/domains/grupoelian.com/public_html/crescercom/wp-content/plugins/cta/classes/class.cta.render.php on line 492

Moda Feminina: guia prático para entender o estilo da sua cliente

Uma nova cliente entra na loja, você não conhece nada sobre ela, suas preferências e também sobre o que oferecer para lhe agradar. Provavelmente já aconteceu isso na sua loja, certo?

A falta de conhecimento técnico sobre moda e os produtos oferecidos em uma loja de roupas femininas é um dos principais motivos pelos quais a cliente sai da loja sem comprar. 

Hoje, no Crescer com Elian, vamos te dar um guia prático para entender o estilo das suas clientes e aprender, de vez, a oferecer o melhor produto para cada consumidora!

 

Linhas e formas das peças

Existem elementos que o nosso cérebro entende e traduz antes mesmo de pensarmos no consciente. 

Uns desses elementos são as linhas e formas das roupas, que nada mais são do que os formatos internos e externos que as roupas formam no corpo de uma pessoa. Os botões de uma camiseta formam uma linha reta, por exemplo. Já os babados em uma saia podem formar linhas onduladas e assim por diante.

Assim, mais importante do que entender se uma peça é de um estilo romântico, clássico ou até moderno, é entender o que as linhas e formas das roupas comunicam.

As linhas retas, sejam elas verticais ou horizontais transmitem elegância, credibilidade, seriedade, foco, segurança e força. Isso, nas roupas, é representado através de peças de alfaiataria, blazer, camisa de botão, calças com modelagens mais retas, calçados de bico fino, decotes em V e até mesmo estampas com linhas mais retas, como as listras.

As linhas diagonais fazem o olhar percorrer de um lado para o outro, gerando a sensação de movimento. Transmitem a mensagem de dinamismo, energia, jovialidade, extroversão e abertura.

Já as linhas curvas podem ser representadas por babados, volumes, saias esvoaçantes, mangas bufantes, além de estampas que trazem elementos mais ondulados, como o floral. Esse tipo de linha transmite suavidade, delicadeza, leveza e romantismo.

Nesse sentido, ao invés de tentar decifrar o nome do estilo da sua cliente, é muito mais certeiro identificar as suas prioridades, o que ela está buscando. Vamos imaginar que a sua cliente está buscando um visual mais sério e elegante, mas com um toque de modernidade. Nesse caso, funciona muito bem oferecer a ela um blazer com estampa em diagonal, por exemplo, que vai oferecer esses dois mundos que ela está buscando.

 

Sobre caimentos

Do mesmo jeito que as linhas e formas, os caimentos das peças também comunicam mensagens que podem ser utilizadas para representar o que a cliente está buscando nas roupas.

Caimentos mais fluidos e molinhos transmitem a ideia de leveza, romantismo e suavidade. É só pensar em uma saia evasê de um tecido como chiffon, que balança com o vento, traz muito a ideia de romantismo e feminilidade.

Em contrapartida, os caimentos mais estruturados e firmes, que ficam no lugar – como uma calça de Sarja – transmitem mais força, poder e credibilidade.

Vale também pensar que, quantos mais elementos iguais de um estilo trazemos em um look, mais a mensagem será evidenciada. Ou seja, se uma cliente escolhe uma calça de linhas bem retas e tecido estruturado, a mensagem a ser transmitida é bem séria, poderosa e até distante.

Já se a mesma calça de linhas retas for em um tecido mais fluido, como a viscose, o efeito é minimizado. 

 

Estampas, cores e o que transmitem

As estampas, por si só, já deixam as suas mensagens mais claras do que as linhas e caimentos. Estampas bem coloridas e grandes transmitem despojamento, modernidade e até diversão, já as estampas mais neutras e suaves são mais elegantes e delicadas.

Estampas com poucos elementos e elementos que se repetem, como as listras e o poá, são bem clássicas e também passam a ideia de elegância.

 

Já nas cores, a técnica é um pouco mais extensa, pois eles podem ser divididas nas seguintes  dimensões: clara x escura, quente x fria e vibrante x suave.

Cores claras trazem suavidade, elegância, delicadeza e remetem ao universo feminino. Do mesmo jeito, cores escuras comunicam seriedade, elegância, credibilidade e remetem ao universo masculino.

Cores quentes – como vermelho tomate, mostarda, laranja – passam a mensagem de alegria, extroversão, energia e dinamismo, enquanto as cores frias são mais discretas, sofisticadas e passam a sensação de calma.

Por fim, as cores vibrantes – como pink e azul bic – comunicam muita extroversão, alegria e até um pouco de agressividade. As cores mais suaves – como os tons pastel – trazem leveza, suavidade e feminilidade.

 

Qual mensagem a sua cliente quer comunicar?

Levando em consideração todos os elementos visuais acima, é possível ofertar produtos que realmente façam sentido para cada tipo de cliente, sem necessariamente saber um nome de estilo. 

Vamos pensar em duas situações com clientes distintas:

 

  • A primeira cliente entra na loja procurando um look para um evento de trabalho e, após conversar com a cliente, entende que ela está buscando algo que seja mais elegante, que passe credibilidade, mas que também não seja sério e formal demais. No contexto, funcionaria bem oferecer peças de linhas mais retas, alfaiataria ou peças em tecidos mais estruturados para trazer a elegância e credibilidade, mas que essas peças tenham cores mais quentes ou vibrantes, pra trazer a ideia de modernidade que ela está buscando.
  • A segunda cliente era advogada, mas saiu da profissão e está buscando trazer uma imagem mais suave e até mais despojada para o seu dia a dia. Para ela, podemos oferecer peças com tecidos mais molinhos (como uma t-shirt), linhas mais curvas ou diagonais, caimentos mais fluidos e bastante cores e até estampas.

 

Quer aprender mais sobre como vender mais e melhor na sua loja? Confira agora o Provador Virtual das coleções de Alto Verão 21/22 do Grupo Elian!

É a partir das prioridades da cliente que você oferecerá bons produtos para diversas ocasiões. E como saber essas prioridades? Ouvindo, de verdade, as suas clientes. Escutando o que elas têm a falar, tanto verbalmente, quanto pelo o tipo de produto a qual elas se atraem. 

Sem dúvidas, bons produtos podem fazer toda a diferença na hora de fidelização de clientes! Conheça a nossa marca de moda feminina Marialícia, além da Maelle – a marca de moda plus size do Grupo Elian – e faça agora o seu pedido pela nossa loja virtual exclusiva para lojistas, o Venda Mais!

 

Escrito por Grupo Elian

Há quase 03 décadas vestindo crianças, adolescentes e adultos com roupas de qualidade, estilo e muito conforto. O Grupo Elian é responsável pelas marcas Elian, Elian Beats, Colorittá e Marialicia, presente em todo o Brasil e também no exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *