Os melhores tecidos para o verão

O tecido de uma peça pode ser fator decisório na decisão de compra dos consumidores. Seu papel como varejista então é estar treinado – e treinar a sua equipe de vendas – com todo o conhecimento necessário sobre tecidos para sempre oferecer o melhor para o seu público.

Com o verão chegando, a hora é agora! Quer saber quais são os melhores tecidos para o verão? Então confira as dicas do Crescer com Elian!

 

Fibras naturais são uma boa pedida

A parte mais importante de uma peça na hora da compra para saber se um tecido é o ideal? A etiqueta de composição!

Isso mesmo! Aquela etiqueta que a maioria das pessoas cortam antes mesmo de ler é o que pode fazer a diferença de um produto para o cliente. Isso porque é na etiqueta de composição que estão descritas as fibras de um tecido, ou seja, do que ele é feito.

©Micheile Henderson

Em um resumo, as Fibras têxteis são a matéria-prima fibrosa a partir da qual os tecidos são fabricados, ou seja, as fibras são transformadas em fios por processos físicos e, assim, os fios são transformados em tecidos. 

Existem dois tipos de fibras: as naturais (que são encontradas na natureza) e as químicas (produzidas a partir do petróleo geralmente).

Pensando nas fibras e do que elas são feitas, é quase impossível que um tecido feito de petróleo seja o mais fresco para o verão, certo? Portanto, as fibras naturais são mais frescas, deixam a pele respirar e são mais maleáveis (o que pode proporcionar mais conforto), sendo ótimas opções para o calor.

Isso quer dizer que tecidos que não são naturais são proibidos no calor? Não necessariamente! E vamos ver isso mais para frente neste post!

 

Como escolher tecidos para o verão?

Já que as fibras têxteis são tão importantes, é essencial que você as analise no momento de fazer um pedido com seus fornecedores. Sempre olhe a composição do tecido e as porcentagens – seja no Showroom ou por catálogo.

Se for um novo fornecedor, certifique-se de que os tecidos da marca são de ótima qualidade, peça para olhar alguns produtos, olhe a roupa contra a luz, perceba as costuras internas, o caimento da peça… esses itens são essenciais para saber se uma peça é de qualidade! 

As marcas do Grupo Elian têm um cuidado extremo com os produtos, o que faz o grupo ser nacionalmente reconhecido pela qualidade e durabilidade de suas peças! Quer trazer as marcas Elian, Colorittá, Maelle e Marialícia para a sua loja? Faça seu pedido agora pelo Venda Mais – a nossa loja online exclusiva para lojistas!

 

Nos tecidos, as opções como Algodão, Linho, Seda, Viscose, Tencel e Lyocel são ótimas para o verão! As fibras sintéticas também podem ser utilizadas, mas de preferência em misturas com outras fibras mais naturais, como uma blusa de 20% poliéster e 80% algodão. A dica é que tecidos que têm de 20% a 30% de uma fibra sintética ainda podem ser muito frescos para o verão.

Além disso, as misturas podem ser boas alternativas para os consumidores que não gostam que as roupas amassem, afinal, quanto mais natural o tecido, mais provável de amassar com o uso ele será.

 

O segredo está no equilíbrio!

Tecidos sintéticos, como o Crepe (que é feito de Poliéster), também podem ser usados no verão, mas com equilíbrio. Se o seu cliente optar por uma blusa de mangas ¾ de Crepe, por exemplo, sentirá muito mais calor do que com uma blusa de alças de Crepe, por exemplo.

Nesse mesmo caminho, um shorts de tecido sintético tende a ser muito mais fresco do que uma calça de sentido sintético.

O segredo está, então, em pensar nas proporções e nas peças de verão. Existem clientes que acreditam que precisam usar só peças curtas para se sentirem confortáveis no calor, sendo que uma saia midi, com modelagem solta ao corpo, de viscose ou de algum tecido natural pode ser muito mais fresca e confortável do que uma saia curta.

Nas partes de cima, vale pensar que as blusas sem mangas podem sim serem de tecidos mais sintéticos, mas que nos modelos com mangas curtas ou ¾ é preferível optar por tecidos mais naturais.

Além disso, o atendimento pode fazer toda a diferença nesse momento. Escutar realmente o que o cliente tem a dizer, se ele sente muito calor no verão, se tende a se sentir desconfortável com determinada roupa, tudo isso facilita para oferecer o melhor produto ao consumidor.

E você? Já sabia dessas informações? Que tecido é o campeão de vendas na sua loja? Compartilhe com a gente!

 

Escrito por Juliana Maia

Formada em Gestão de Marketing e em Produção e Design de Moda, com MBA em Gestão de Projetos. Branding, Direcionamento e Gestão de Marcas e Pesquisa de Cultura de Moda. Vivendo no mundo da comunicação e do marketing de moda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *