Nova estação, novos desafios. É hora de se planejar e preparar a loja para receber a nova coleção de verão. A sazonalidade pode ser um momento que o varejista pode utilizar a seu favor e, com o avanço da imunização contra COVID-19, as projeções de vendas para o fim de ano são ótimas. 

Aproveite esse momento para criar estratégias que vão fazer você vender mais e melhor na sua loja de roupas.

Quer saber como vender mais no verão? Confira agora as dicas do Crescer com Elian!

 

Prepare a loja para o verão

Aqui não estamos falando só de montar o estoque e pensar no mix de produtos, mas sim de criar um “clima” para a chegada da nova estação. Seus clientes precisam sentir, através da ambientação na loja, dos produtos expostos e da vitrine, que a loja está diferente, com ar de novidade, que algo está mudando.

©Caleb Lucas

Imagine você entrando na mesma loja todos os meses, e essa loja estar sempre do mesmo jeito. Você não teria vontade de olhar as araras porque não há o sentimento de novidade, não é mesmo? O mesmo acontece com seus clientes. 

Você pode, por exemplo, trazer produtos mais claros, ou até mesmo com cores mais vibrantes no layout da loja, principalmente nas araras e expositores próximos à entrada. Trocar os materiais de PDV e adesivos de coleção também é essencial para preparar a loja para a chegada da nova coleção.

Outra tática que sempre funciona muito bem é dar um gostinho de novidade aos clientes, como um preview da nova coleção. Isso pode ser feito alguns dias antes do lançamento da coleção de verão, montando alguns looks com bastante informação de moda e colocando-os dispostos dentro do provador. Assim, quando um cliente for provar algum produto, já verá as novidades e as chances de venda são muito maiores.

 

Capriche na divulgação

Cada negócio é único, ou seja, é preciso planejar muito bem o marketing a ser feito para a nova coleção de uma maneira que realmente funcione com o seu público. Nesse momento, nada de copiar a campanha de outras lojas, ou replicar uma campanha feita no ano passado. Pesquise referências, se inspire e analise os seus consumidores para entender o melhor caminho a ser tomado na divulgação.

As melhores aliadas da sua loja nesse momento são, sem dúvidas, as redes sociais. Antes de trazer a coleção para a sua loja, crie uma boa campanha no Instagram, pelo WhatsApp e quem sabe até mesmo pelo TikTok.

©Lilly Rum

Você pode também fazer uma Live Shopping de lançamento, ofertando produtos com descontos ou sorteando brindes para atrair os consumidores. Aqui vale a dica de conversar com os seus fornecedores para verificar a possibilidade de envio de brindes das marcas.

E não se esqueça de mandar alguns produtos em primeira mão no WhatsApp de clientes especiais. Proporcionar uma experiência de compra única é o que fará a diferença para uma coleção com sucesso em vendas.

 

Estratégia que faz vender

O cross selling – também chamado de venda cruzada ou complementar – é uma ótima estratégia para apostar no lançamento dos produtos de uma nova estação. Isso porque muitos clientes ainda terão, como realidade mais próxima, as peças do seu guarda-roupa relacionadas à estação anterior – no caso, o inverno. 

Assim, oferecer um look já pronto ao cliente não só o atrai mais para a compra, como traz a sensação de que ele precisa daquela proposta num todo e não só de um produto específico.

O segredo para um cross selling bem feito é ofertar produtos que estejam muito relacionados. Por exemplo, não faz sentido colocar uma saia ao lado só de um calçado. Mas faz muito sentido colocar uma saia com uma blusa e um calçado. Essa ideia de já trazer a solução pronta, de que o cliente não precisa pensar para montar um look, pode aumentar até mesmo o seu ticket médio.

©Sara Kurfess

Além da venda complementar, você pode apostar nos kits promocionais na loja. Esses kits podem ser criados até mesmo com parcerias de outras lojas, como uma loja de brinquedos no caso de uma loja de roupas infantis. A ideia aqui é aumentar a quantidade de vendas com produtos que não seriam comprados juntos, ou até mesmo desovar aquelas peças paradas no estoque.

Para ambas as estratégias, direcione muito bem a sua equipe para ofertar tais produtos de uma maneira assertiva e que chame a atenção do consumidor, seja pelo preço ou pelo benefício da compra em si.

Preparado para trazer a brisa do verão para a sua loja de roupas e se sobressair nas vendas? Então traga os melhores produtos para oferecer ao seu cliente! Faça agora seu pedido das marcas Elian, Colorittá, Marialícia e Maelle pelo Venda Mais – a plataforma online e exclusiva para lojistas do Grupo Elian!

Escrito por Grupo Elian

Há quase 03 décadas vestindo crianças, adolescentes e adultos com roupas de qualidade, estilo e muito conforto. O Grupo Elian é responsável pelas marcas Elian, Elian Beats, Colorittá e Marialicia, presente em todo o Brasil e também no exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *