Como fazer a gestão do estoque para o Natal 2021

O varejo está próximo do momento mais importante para as vendas anuais: as festas de fim de ano. Com projeções otimistas e expectativas de um bom faturamento, é preciso que as lojas se organizem e tenham um bom planejamento para conseguir atender seus clientes com excelência.

Muitos fatores podem influenciar a lucratividade do seu negócio, mas uma boa gestão de estoque com certeza é uma das principais. Quer saber como fazer a gestão do estoque da sua loja para o Natal 2021? Confira agora no Crescer com Elian!

 

Por que investir no estoque para o Natal?

As vendas do Natal deste ano devem movimentar R$ 34,3 bilhões no comércio varejista, segundo cálculos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Além disso, através de uma projeção de crescimento de 3,8% para as vendas no período do Natal deste ano, estima-se uma maior oferta de trabalho temporário desde o Natal de 2013, movimentando ainda mais a economia brasileira.

©Heidi Fin

Com o avanço da vacinação e uma diminuição das medidas de restrição para controle da Covid-19, mais consumidores estarão circulando nas lojas, sem falar nas compras online que seguem cada vez mais significativas. Ou seja, uma ótima oportunidade de conseguir vender muito mais na sua loja de roupas.

 

Planejamento para calcular o estoque

A época mais esperada do ano pelo varejo não precisa trazer insegurança quanto à gestão do estoque. Para isso, é preciso que você faça um controle atualizado de tudo o que você tem atualmente no seu estoque. Aqui, a ideia é que não sobrem muitos produtos e o mais importante, que não faltem.

Organize os produtos por categorias, marcas e tamanhos, assim fica mais fácil fazer a gestão. Além disso, é importante resgatar as vendas no ano anterior para entender o comportamento de consumo do seu consumidor e entender que tipo de produtos é necessário investir nesse momento.

©Towfiqu Barbhuiya

Se possível, invista em softwares de ERP (Enterprise Resource Planning, ou Sistemas/Softwares de Gestão Empresarial) para solucionar a organização de dados e otimizar a análise de resultados. Através de um bom sistema, é possível analisar cada produto individualmente, além de ter uma maior organização do seu estoque, entender o mix de produtos e no que você precisa adquirir para ter a quantidade certa de produtos para o Natal. 

Mas, afinal, como calcular o giro do estoque para o Natal?

Você pode se basear nos seguintes parâmetros:

 

  • Período de tempo: o tempo da sua campanha de Natal
  • Total de Vendas: é o valor em dinheiro de todas as vendas ao longo de um período, que pode ser analisado através das vendas de anos anteriores. Não se esqueça de levar em consideração que 2020 teve um número de vendas atípicas por conta da pandemia, então analise também o ano de 2019.
  • Custo de bens vendidos (CPV): sendo o custo dos produtos que você vendeu. 
  • Estoque médio: Encontre seu estoque médio adicionando seu estoque inicial ao seu estoque final (que pode ser considerado através do período de tempo da campanha) e dividindo-o por 2.

 

Agora, para o cálculo, você pode utilizar a seguinte fórmula:

Giro De Estoque = Total De Vendas / Volume Médio De Estoque

 

A partir desse cálculo, é possível entender o giro do seu estoque e pensar na quantidade e valores necessários para a sua campanha. Planejamento assertivo faz toda a diferença para você vender mais e melhor!

 

Dicas e estratégias para o fim de ano

Muitos consumidores deixam para fazer as compras de fim de ano de última hora, por isso ofereça horários de atendimento estendidos, além de compras de forma facilitada – principalmente através de redes sociais e lojas virtuais.

©Nicola Styles

Outro ponto a ser considerado é que parte do seu estoque deve ser direcionado para presentes. Invista em peças mais básicas, fáceis de combinar com vários estilos e que tenham um valor mais acessível para serem utilizadas como opções para presentes.

Outra dica interessante é investir em kits personalizados, sejam eles só com produtos da sua loja, ou até mesmo em parceria com outras lojas de segmentos complementares, deixando a experiência de compra ainda mais única.

E por falar em presentes, pense que o seu cliente precisa de praticidade. Por isso, invista em caixas e sacolas especiais para embrulhar os produtos comprados. Tais detalhes podem fazer toda a diferença na decisão de compra!

Confira 3 ações para vender mais no Natal 2021!

É importante fazer todo o planejamento com antecedência para conseguir reposição de produtos e também negociar prazos e preços com os fornecedores.

Como está o seu estoque para o fim de ano? Já está planejado? Tem alguma dica especial que funcionou na sua loja? Compartilhe com a gente!

 

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *