Reposição de estoque: como manter-se preparado para o Natal

Chegou a hora de preparar sua loja para as festas de fim de ano! Com o constante movimento e aumento das vendas, muitas preocupações vem à tona: vitrine, prateleiras, disposição de produtos, promoções, funcionário.

Porém, é comum deixar de lado a parte que o cliente não vê: o estoque. Ter um estoque bem preparado é essencial para atender bem a demanda dos clientes. Afinal, uma das épocas mais agitadas no ano precisa de organização e planejamento para manter a lucratividade em alta. 

Confira no Crescer com Elian as dicas que separamos para você fazer  reposição de estoque e ficar preparado para o Natal!

 

Como planejar seu estoque 

No Natal, a necessidade e a vontade de comprar presentes aumenta: todo mundo quer garantir uma lembrancinha para seus amigos e familiares. Por isso, nessa movimentada época do ano, é importante ter um estoque preparado para atender as demandas que surgirão. Já pensou em ficar sem vender no Natal por já não possuir mais um produto na sua loja? 

©Adrienne Andersen

Para evitar esse problema, uma boa dica é estudar suas vendas do natal passado a fim de ter uma ideia do que sua loja costuma vender mais, e juntar esses dados com a expectativa das vendas desse ano. Feito isso, resta fazer novos pedidos com seu fornecedor e organizar o estoque para garantir a presença dos produtos que mais fazem sucesso na sua loja. 

 

Controle, organize e facilite

Registre todos os itens do seu estoque, além de todas as movimentações de entrada e saída de produtos. Isso evitará que o consumidor solicite um produto que já acabou na sua loja. Para facilitar esse processo, lance mão dos aplicativos

©jcomp

Mesmo que seu estoque esteja rigorosamente controlado, organizá-lo de forma lógica simplificará muito os processos durante a correria das vendas. Armazene cada produto em um local determinado, assim você os encontrará rapidamente. Para facilitar, crie um sistema de organização e disposição por cores, códigos, ou categorias, por exemplo. 

 

Atualize sempre

Depois de seguir esses primeiros passos, manter a atualização do seu estoque será um complemento para que ele permaneça sempre funcional. Cada vez que um item for retirado, deve ser baixado do estoque. 

©katemangostar

Isso pode ser feito através da emissão de notas fiscais ou de cupom, o fundamental é que a venda seja realizada evitando problemas fiscais e também auxiliando a sua organização de estoque. Dessa maneira, será possível evitar falhas e confusões, de modo a manter seu estoque sempre controlado.

Programe suas compras para a reposição de estoque

Ter um cálculo mais preciso o possível do que você precisa comprar para repor o estoque será o seu guia na hora de programar suas compras. Para manter o estoque girando e sempre bem abastecido, uma dica é sempre mapear as vendas a fim de verificar quais são os produtos que vendem mais e os que vendem menos. Dessa forma você identificará qual deve ser a frequência de reposição para esses itens.

©Plush Design Studio

Porém, além de estar atento no que comprar, fique ligado ao que também precisa sair para dar espaço aos produtos com maior vendagem. Não prestar atenção aos produtos parados no estoque é um erro muito comum entre os lojistas – um produto encalhado significa menos lucro para ao seu empreendimento!

Caso após o final do ano você ainda tenha muitos produtos, que tal pensar em uma promoção para vendê-los facilmente? Assim você abre espaço em seu negócio para o ano que se inicia e também agrada o seu cliente. 

 

Coleção Tropical

Outra dica na hora de realizar suas compras para o final do ano, é procurar saber quais produtos estarão em alta nesse Natal dentro das tendências de moda. Por isso, aproveite para abastecer seu estoque com a Coleção Tropical das marcas Marialícia e Maelle, do Grupo Elian.  

Desenvolvidas pensando nas altas temperaturas características do verão, peças leves e cheias de estilo com certeza ganharão destaque em sua loja e serão sucesso de vendas.

Faça seu pedido pelo Venda Mais, a loja online do Grupo Elian exclusiva para lojistas!

Com um controle eficaz, boa organização, produtos irresistíveis e o mapeamento do desenvolvimento das vendas nos anos anteriores, fica mais fácil programar suas comprar para garantir o estoque para as vendas de fim de ano. 

Possui alguma dúvida sobre nossas marcas ou quer falar com a nossa equipe? Entre em contato agora pelo nosso site!

Camila Felício

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *