Marketing de influência: o que é e por que investir

O marketing de influenciadores emergiu como uma força poderosa para o varejo e o relacionamento que as marcas podem construir com seus consumidores, criando um valor insubstituível quando bem executado.

A verdade é que seu público está online, e apenas a um clique de distância de comprar de qualquer outra loja online, ou escolher a sua loja. Assim, converter esse interesse digital para o seu negócio será fundamental em 2022!

Quer saber como você pode utilizar o Marketing de Influência para aumentar as vendas da sua loja? Então confira este post com dicas exclusivas!

 

O que é Marketing de Influência?

É amor à primeira vista: aquele vestido que você viu a celebridade usando, aquele sofá que serviu de cenário no vídeo do Youtube ou até mesmo a bolsa que você viu alguém usando em uma festa. Cada vez que algo assim acontece, você está sendo impactado pelo Marketing de Influência. 

Na era do Marketing Digital, com as redes sociais, blog e todo o conteúdo que os usuários consomem diariamente, foi-se notando que quanto mais a pessoa era conhecida (ou quanto mais os usuários se identificavam com aquela pessoa), mais ela poderia influenciar na tomada de decisões de compra daqueles que as seguem.

©Maddi Bazzocco

Marketing de Influência – ou Influencer Marketing – é uma estratégia de marketing digital envolvendo produtores de conteúdo com influência sobre públicos engajados. O objetivo dessa estratégia é criar uma ponte entre um produto ou serviço e o público influenciado, ou seja, influenciar os consumidores a comprarem o que é divulgado.

 

Marketing de Influência X seus resultados

Quando alguém que confiamos nos indica algo, fica muito mais fácil acreditarmos que vale a pena. O Marketing de Influência funciona a partir do mesmo conceito do famoso boca a boca: alguém comprou e, se comprou, é porque vale a pena, então irei comprar também. 

O principal preceito da estratégia é a confiabilidade, o que gera mais credibilidade para um negócio e tem garantido ótimos resultados.

Através do Marketing de Influência é possível segmentar suas ações de forma mais acessível, em que não são necessários grandes investimentos para tal, mas sim uma boa análise de “quem” irá divulgar o seu negócio. Existem influenciadores de diferentes nichos, quantidade de seguidores e com várias formas de se trabalhar. Basta procurar aquele que melhor se adequa ao seu público e orçamento.

Além disso, vale salientar que a grande sacada dessa estratégia é a segmentação de público. De nada adianta atingir milhares de consumidores diariamente, se eles não forem os consumidores certos. Você prefere que sua loja seja vista por 100 pessoas que não irão ser impactadas ou por 10 que comprem seus produtos? É exatamente nisso que você deve focar.

Investir no Marketing de Influência também enriquece o seu valor de marca e, de quebra, ajuda a produzir conteúdo para a sua loja, afinal, é possível negociar com os influenciadores para utilizar o conteúdo criado também nas suas redes sociais.

 

Quem irá influenciar os seus clientes?

O comprador atual costuma pesquisar as opiniões de outros clientes antes de comprar qualquer produto online. Segundo pesquisa da Ogilvy Cannes, 74% das pessoas recorrem às redes sociais para orientação na decisão de compra.

©Mateus Campos

Mas, para ter resultados satisfatórios, é preciso escolher os melhores influenciadores para a sua loja.

É claro que, em um primeiro momento, você tenderia a escolher um grande influenciador, com milhares ou milhões de seguidores. Porém, além de isso demandar grandes investimentos, as chances de este tipo de influenciador não impactar o seu público são muito grandes.

Assim, pode ser uma excelente escolha trabalhar com micro-influenciadores, principalmente os da sua região, já que eles têm a tendência de passar maior credibilidade por possuírem perfis intimistas, como se os seguidores se sentissem amigos de quem seguem, podendo estar mais propensos a comprarem produtos comercializados por alguém que eles acham que conhecem. Inclusive, segundo uma análise da Markerly com 800 mil usuários do Instagram, o envolvimento nas postagens tende a atingir um pico quando a conta tem entre 1 mil e 10 mil seguidores, ou seja, muitas vezes um perfil com menos seguidores pode ter mais engajamento do que grandes influenciadores.

Ao explorar as opções, tenha muito claro qual o tipo de público que você quer atingir, para assim escolher o profissional que mais se encaixe no perfil.

Outro ponto a ser considerado é que se faz fundamental que a construção do conteúdo seja feita pelo próprio influenciador. Você pode passar um briefing, ou seja, uma ideia do que você busca, mas o conteúdo em si deve ser desenvolvido pelo influenciador. Dessa forma, a abordagem será mais autêntica e de acordo com a linha adotada pelo influencer para se comunicar com os seus seguidores.

 

Na prática: como aplicar a estratégia na sua loja

Compreendeu o conceito do Marketing de Influência e quer aplicá-lo na sua loja? Então confira o passo a passo para implementar a estratégia com sucesso:

©Laura Chouette

  • Conheça seu público! Entender a buyer persona é fundamental para escolher o melhor influenciador para a sua loja.
  • Faça um planejamento. Nele, coloque seus objetivos com a estratégia, os resultados que você espera, o orçamento disponível e todas as informações relevantes para o processo.
  • Pesquise vários influenciadores e faça vários orçamentos até definir qual o que mais se encaixe para o seu negócio.
  • Crie um cronograma de conteúdos para o influenciador entender o que você está buscando. É conteúdo para o feed do seu Instagram? Ou para Stories? Ou você quer que o influenciador vá até a sua loja fazer um Provador Virtual? Isso faz toda a diferença na construção do conteúdo!
  • Com o cronograma criado, planeje as ações juntamente com o influenciador! Aqui, é muito importante ouvir a opinião do profissional que você irá trabalhar.

Vale lembrar: Engajamento não tem nada a ver com número de seguidores! Faça a sua escolha a partir de quem mais tem chances de impactar os seus consumidores e não se esqueça de respeitar a liberdade criativa do influenciador!

Aposte nessa estratégia para vender ainda mais e compartilhe com a gente suas experiências!

 

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *