3 ideias para criar um Programa de Fidelidade de sucesso para o seu negócio

A internet conectou a exigência e a pressa e gerou uma nova forma de comprar: a da infidelidade. Diariamente o consumidor recebe um bombardeio enorme de conteúdos e promoções e anúncios e vídeos e… só de ler já dá uma leve ansiedade, né? 

O consumidor também se sente assim e acaba deixando muitas marcas de lado por “se perderem” entre tantas outras do mesmo segmento. E como manter um cliente fiel a sua marca em um cenário de tantas “traições”? Programas de fidelidade. 

Hoje em dia, oferecer qualidade já é um requisito mínimo. Por isso, para se destacar é preciso conquistar o consumidor de forma eficaz. Nessa matéria você irá descobrir 3 ideias para criar um programa de fidelidade de sucesso para o seu negócio, continue lendo e descubra como.

O que é e por que fazer um Programa de Fidelidade?

Um programa de fidelidade, é uma estratégia de marketing que consiste em retribuir a compra que seu cliente fez do seu produto ou serviço. E quem é que não gosta de receber um presente, não é mesmo? Como a própria técnica da persuasão da Reciprocidade afirma, as pessoas tendem a retribuir um favor ou presente (nesse caso, compram novamente com você).

A grande vantagem do programa de fidelidade é criar uma espécie de “algema” entre você e seu cliente, já que quanto mais vezes ele comprar com você, mais vezes receberá uma vantagem exclusiva. Essa recompensa pode ser em formato de cashback, acumulo de pontos e muitas outras estratégias. 

O segredo para criar um programa de fidelidade de sucesso para o seu negócio é ser criativo e entender o seu cliente, garantindo que (quando bem planejado) gere ainda mais curiosidade e desejo de compra. Outra vantagem de investir em um programa de fidelidade está em mostrar para o seu público-alvo que o seu negócio se preocupa com o consumidor, fazendo a sua marca ser vista como humanizada.

Como criar um Programa de Fidelidade que funcione?

Claro, criar um programa de fidelidade só por criar não irá gerar resultados tão legais para o seu negócio, por isso é preciso levar alguns pontos em consideração antes de planejar.

    • Relacionamento: Manter um contato saudável com seu cliente é uma ótima estratégia para deixar a marca ainda mais humana. Além disso, esse relacionamento pode evoluir para algo ainda mais vantajoso na hora de bolar sua estratégia de Programa de Fidelidade. Compreender as reais dores e desejos do consumidor é a melhor ferramenta para criar uma estratégia de sucesso. Um grande exemplo é a Netflix, no Twitter ela sempre mantém uma comunicação íntima com seus seguidores, tornando-se uma amiga.
    • Necessidade: Ao conhecer seu consumidor é possível compreender o que é mais desejável para ele. Para públicos da classe A, receber um desconto não é algo tão atrativo, mas receber um brinde personalizado e exclusivo, sim, por exemplo. O segredo aqui é entender tanto o comportamento de compra do seu cliente que você possa identificar o que ele realmente gostaria de ganhar ao comprar com você. 
    • Resiliência: Seja receptivo ao receber críticas e avaliações de seus clientes. Muitos negócios mantêm o ego elevado na hora de analisar seu atendimento, produto ou serviço, descartando opiniões negativas. Seja resiliente com as críticas, as analise e encontre formas de resolver esses problemas citados pelo consumidor.

Loyalty 4.0: a nova tendência de Programas de Fidelidade

Já ouviu falar em Loyalty 4.0? Essa tendência de Programas de Fidelidade tem como meta oferecer recompensas emocionais e racionais para o consumidor, ou seja, não oferecer preços ou descontos e sim experiências. 

E como isso funciona na prática? Cada vez mais o consumidor quer ser visto individualmente por cada marca, não de forma generalizada. Um exemplo dessa estratégia de Programa de Fidelidade é a atitude que o Spotify abraçou nos últimos anos, criando mix de músicas que sejam relevantes e parecidas com as músicas que o assinante mais escuta. Parece algo bobo, mas um cliente que experimenta essa ferramenta raramente optará por outro aplicativo pago que não ofereça um serviço como esse. 

Você deve estar se perguntando: qual a melhor estratégia de Programas de Fidelidade então? A resposta, infelizmente, não é tão simples. Para bolar uma estratégia que realmente traga resultados a curto e longo prazo é preciso mergulhar de cabeça no universo do seu consumidor. Para isso você pode fazer pesquisas quantitativas e qualitativas ou contar com meios mais simples, como é o caso das enquetes, caixas de perguntas e testes dos stories do Instagram.

3 Ideias de Programa de Fidelidade

Se você chegou até aqui é porque compreendeu a importância de criar um programa de fidelidade para a sua marca, o que já é meio caminho andado para a fidelização de seus clientes. Mas como começar? Qual o melhor programa de fidelidade? Meu público vai ser motivado por ele? Para facilitar esse primeiro momento, separamos 3 ideias para você decidir qual se encaixa melhor com o objetivo do seu negócio!

  1. Programa de Pontos Simples: Muito utilizado pela Shopee, o Programa de Pontos Simples transforma o valor ou a quantidade de compras em pontos que poderão ser trocados por descontos ou prêmios exclusivos. 
  2. Programa de Cashback: Mais utilizado em e-commerces, o Programa de Cashback devolve para o consumidor parte do dinheiro que foi pago na compra do produto ou serviço para que, assim, o cliente tenha vantagens em suas próximas compras com a marca.
  3. Programa de Níveis de Recompensa: Como o próprio nome já diz, o Programa de Níveis de Recompensa garante vantagens que irão melhorar conforme o consumidor volte a comprar no seu negócio. Como um efeito bola de neve, esse Programa de Fidelidade vai mantendo o cliente seduzido com suas vantagens exclusivas. Para ficar mais claro, pense no seguinte exemplo: na sua primeira compra na loja X você ganhou um bônus de 10% de desconto para a sua próxima compra nessa mesma loja. Na segunda vez em que você for na loja X aproveitar seus 10% de desconto, recebe mais um cupom de “compre um e leve outro” para a sua próxima compra.

Na hora de decidir qual programa de fidelidade seguir para o seu negócio, primeiro é necessário compreender o que seu cliente acha atraente e vantajoso para que mantenha um relacionamento duradouro com a sua marca. Ou seja, você precisa planejar bem antes de abraçar um dos três Programas de Fidelidade citados acima.

Para deixar ainda mais claro o quanto essa estratégia de vendas funciona, separamos um case que deu muito certo ao inserir um Programa de Fidelidade. O Burger King é o maior exemplo, que ao utilizar a estratégia de Programa de Pontos Simples entregou mais de 400 milhões de pontos e gerou um aumento de 54% de acessos em apenas 12 meses.

Gostou dessa matéria? Conta para a gente nos comentários se esse conteúdo foi relevante para você, sua opinião é muito importante! Assim nós sempre iremos trazer mais temas interessantes como esse!

 

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *