A internet facilitou muito a possibilidade de alcançar novos clientes mas, também, com a quantidade de informações só crescendo em tão pouco tempo, fica difícil aparecer sempre na mente do consumidor.
Difícil, mas não impossível! Na realidade, existem algumas dicas que você pode seguir para ser lembrado pelo consumidor, garantindo que a sua empresa seja uma opção a ser considerada.
Nesta matéria você irá descobrir sete dicas fáceis e práticas para sua marca ser lembrada e, assim, continuar sendo a melhor escolha para o seu cliente. Quer saber como? Então é só continuar lendo a matéria!
7 estratégias para sua marca ser lembrada
Sem mais delongas, vamos direto para o ponto central: como tornar sua marca memorável para o consumidor? Existem diversas formas de se manter vivo na mente do consumidor e, o que qualquer marca deseja alcançar, é o nível de reconhecimento que a Coca-Cola alcança, por exemplo.
Mesmo as pessoas que não gostam da bebida lembram dela quando são questionadas sobre qual o seu refrigerante preferido (mesmo que seja apenas para afirmar que não gostam de Coca-Cola). Mas por que isso acontece? Esse fenômeno acontece porque a Coca-Cola alcançou um patamar muito elevado na memória do consumidor, sendo algo muito maior que uma opção: uma referência.
Para alcançar um reconhecimento tão marcante quanto o da Coca-Cola, é preciso, constantemente, manter-se atualizado perante a concorrência. Para ajudar você nesse processo inicial, a seguir você encontrará 7 estratégias para fazer sua empresa ser lembrada pelo cliente.
1. Branding e Identidade Visual
Para começar essa lista, nada melhor que falar de branding e identidade visual! Para ficar mais claro, vamos primeiro compreender o que significa o termo branding.
Branding é uma estratégia de gestão de marca que procura fortalecer a relevância perante a memória do consumidor e do mercado. Essa estratégia se apoia nos pilares de posicionamento (como a marca se posiciona no mercado e perante o consumidor), propósito (o objetivo que ela deseja alcançar) e valor (muito além do dinheiro, mas, como a Coca-Cola, tornar-se uma referência).
Ao juntar uma boa estratégia de branding com uma identidade visual que esteja alinhada com esses objetivos, pode ter certeza que sua marca já se tornará mais relevante para o consumidor.
2. Esteja presente no digital
Parece uma dica boba, mas não é! Atualmente, a maioria das pessoas está junto ao seu celular 100% do dia (e isso é muita coisa!). A tecnologia e as redes sociais chegaram para ficar e, para alcançar de verdade o consumidor, é preciso estar presente nos seus lugares favoritos, como é o caso da internet.
Claro, com essa dica é preciso compreender que não basta criar uma conta no Instagram e postar qualquer coisa a cada tantos meses. É preciso criar consistência e ser criativo, assim o consumidor irá querer consumir seu conteúdo e não passar por ele no feed sem dar importância.
3. Conheça a dor do seu cliente
A era da publicidade que impõe ao consumidor o que comprar, já passou a muitas décadas mas, infelizmente, ainda existem muitas marcas que insistem em forçar seus produtos e serviços “goela abaixo”.
Antes de sair oferecendo uma solução, saiba qual é o real problema que essa pessoa busca solucionar. Um médico não receita um remédio sem saber os sintomas do paciente e você também não deve forçar respostas que não foram questionadas, lembre-se disso.
4. Associe-se a emoções
A Coca-Cola não vende um refrigerante, ela vende uma experiência de felicidade, uma experiência mágica e única.
Esse é um ótimo exemplo de branding alinhado perfeitamente com um objetivo final, já que toda a comunicação dessa marca espelha-se nesse mesmo conceito.
Quanto mais você atingir o emocional, mais sua marca se tornará uma referência no subconsciente do consumidor.
5. Dê “mimos” ao seu público
Não sei você, mas eu adoro ganhar presentes e “mimos” quando vou comprar alguma coisa, e quem é que não gosta, não é mesmo? O ato de dar um presente, nem que seja um desconto personalizado ou um cartãozinho escrito à mão, faz com que a marca se torne mais próxima do consumidor.
Além do quesito agrado, ao dar um presente ou um mimozinho para o consumidor, você ativa um gatilho mental chamado Gatilho da Reciprocidade. Esse gatilho funciona como um favor: ao entregar um presente, o consumidor se sente agradecido e em dívida com a marca.
Esse “estar em dívida com a marca” não é no sentido pejorativo da sensação, mas sim focado em realmente querer retribuir o favor. Claro, algumas pessoas são suscetivelmente mais influenciáveis que outras, mas, no geral, esse gatilho tende a funcionar bem.
6. Descubra a melhor forma de abordar o consumidor
Alinhei o branding da minha marca e agora vou encher meu público-alvo de anúncios até ele se cansar e comprar na insistência? Depende.
Cada público-alvo lida de forma diferente com o quesito “comprar” e é preciso que você compreenda muito bem como funciona o seu consumidor para não se tornar uma marca chata e insistente.
Procure sempre humanizar a sua marca, principalmente quando se tratar de abordagem do consumidor.
7. Fidelize os seus clientes
Muito além do simples cartãozinho de pontos, o ato de fidelizar clientes mostra ao seu público o quanto você realmente se importa com ele. Isso é muito legal porque deixa a marca ainda mais humana e próxima do cliente, como uma amiga que está mandando um meme no TikTok ou no Reels, por exemplo.
Já saiu no blog um conteúdo bem legal sobre como fidelizar clientes, onde eu dei três ideias para você se inspirar e arrasar nessa etapa de pós-venda. Para conferir a matéria, é só clicar aqui.
Percebeu como é possível sim ser reconhecido pelo consumidor com apenas 7 passos? E, consequentemente, como isso poderá ajudar você com suas vendas?
Você tem o poder de tornar sua marca memorável e eu estou sempre aqui em busca de compartilhar a melhor forma de alavancar as suas vendas, por isso, fique ligado por aqui!
E lembrando: não esqueça de comentar aqui o que você achou deste conteúdo e se tem interesse em saber sobre algum tema específico.
Até a próxima!