Calendário 2021: veja as datas comemorativas do varejo

O ano de 2021 surge com projeções otimistas para o varejo. O comportamento do consumidor mudou e os varejistas precisam de novas estratégias e muito planejamento para continuar tendo bons resultados.

E, para tal planejamento, uma dos métodos mais eficazes é construir um bom calendário de varejo baseado no seu público para criar as melhores campanhas de marketing para a sua loja.

Confira nossas dicas, se planeje e prepare-se para vender ainda mais em 2021!

 

O que é um calendário de varejo?

No varejo, há épocas de baixa de vendas e também de altas. Algumas vezes, essa alta oportunidade de vendas é feita a partir de datas comemorativas, em que os consumidores estão mais propensos a comprarem, seja por descontos específicos, para presentear, etc.

©Nicola Styles

Tais datas demandam de um planejamento antecipado e estratégico para que sejam criadas boas campanhas de marketing em uma loja de roupas. Assim, o Calendário de Varejo é um grande aliado para determinar as melhores campanhas a serem realizadas na loja, já que traz as principais datas comemorativas do ano vigente.

Além disso, utilizar um calendário de varejo ainda traz a vantagem de identificar as métricas e resultados da sua loja, afinal, ele permite comparar as vendas entre determinadas datas comemorativas dos anos anteriores, mensurando quais campanhas trouxeram bons resultados e quais precisam ser reestruturadas.

 

O varejo pós-covid

A pandemia da COVID-19 trouxe consigo mudanças extremamente significativas no modo em que as pessoas consomem produtos e, por não ser um item essencial, o setor do vestuário teve prejuízos significativos no ano de 2020. Para 2021, as projeções são mais otimistas, porém os varejistas precisam estar preparados para ofertar o seu produto de maneira que faça sentido para o novo comportamento de compra dos consumidores.

Dentre as mudanças importantes para o varejo pós-covid, uma das maiores é – sem dúvidas – um consumo migrando cada vez mais para o digital. Se você ainda não possui algum tipo de venda online, seja ela por Instagram, e-commerce ou até mesmo WhatsApp, essa é a hora.

©Artem Beliaikin

Os consumidores também se mostram cada vez mais exigentes e conscientes, ficando a papel das lojas de roupas trazerem movimentos que caminham em direção da sustentabilidade e também de produtos assertivos para seus clientes. Saiba aqui o que esperar do varejo de moda em 2021!

Procurando produtos de qualidade e com muita informação de moda para os seus clientes? Então conheça o Venda Mais, a loja online do Grupo Elian exclusiva para lojistas, que traz as novas coleções das marcas Elian, Colorittá, Marialícia e Maelle!

 

Como escolher as melhores datas para fazer campanhas

O calendário de varejo é sim um facilitador para planejar as campanhas da sua loja, porém é necessário estar atento às datas que fazem sentido ao seu público-alvo.

Uma campanha gigantesca de Dia das Crianças não é muito viável para uma loja de roupas femininas, assim como uma campanha de Dia Internacional da Mulher não trará bons resultados para uma loja infantil, por exemplo.

Assim, se faz necessário filtrar as informações e montar estratégias a partir do que trará bons resultados.

Já datas como Natal e Black Friday podem facilmente ser incorporadas em todas as lojas de roupas. Vale lembrar que, devido ao Covid-19, algumas datas – como o Carnaval – ainda estão incertas. Fique atento a isso!

Quer um conteúdo exclusivo que, além de trazer as principais datas comemorativas, mostra dicas exclusivas de campanhas de vendas? Então baixe agora o nosso Calendário de Varejo 2021, feito exclusivamente para você!

 

Camila Felício

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *