9 Dicas para Vender Mais na Época de São João

É hora de pendurar as bandeirinhas, organizar os quitutes, botar lenha na fogueira e aproveitar a época de São João para atrair mais clientes para sua loja! Pipoca, paçoca, quentão, quadrilha, e muitas outras gostosuras de comidas festivas já nos fazem desejar entrar nesse clima. Além das comidinhas, os consumidores também estão procurando por dicas de looks para usar e comemorar a data em grande estilo.

Tradicional do mês de Junho, o São João é um evento que traz grandes movimentações, principalmente na região norte e nordeste do país. Essa data, é uma ótima oportunidade para sua empresa entrar no clima festivo e caprichar na divulgação, com o objetivo de atrair mais consumidores e aumentar os lucros.

Entretanto, é preciso ter um bom planejamento, desde o suprimento de estoque até a decoração da frente de loja, com disposições estratégicas dos produtos e espaços temáticos para influenciar os consumidores a comprarem estes itens.

Pensando nisso, preparamos pra você 8 dicas para aumentar as vendas em seu e atrair mais clientes para seu negócio.

Campanha Festa Junina Varejo

Foto de Karla Vidal no Unsplash

1. Olha a “chuva de vendas”!

Esteja preparado para as vendas que estão por vir. Ficar ligado nas tendências do varejo e buscar sempre inovação é um ótimo começo. A pandemia trouxe uma nova maneira de realizar negócios pois o nosso público está se comportando de maneira diferente.  

As grandes festas típicas podem não estar mais acontecendo, mas pequenas confraternizações, aniversários temáticos e até mesmo lives de artistas nessa época do ano, acabam animando o consumidor e criando a necessidade de compra de determinados produtos. Os negócios que estão preparados para essa nova realidade tendem a perdurar no mercado. Olhe para seus produtos hoje, você está preparado para atender demandas que chegam na loja?

Aliás, aqui em nosso blog já compartilhamos como fazer Lives de lançamento para uma nova coleção. Confira o passo a passo!

2. Invista em quitutes

Uma forma de animar os consumidores e trazer o clima festivo para dentro de sua loja, é oferecer um pequeno coquetel. Escolha um dia da semana e convide seus clientes em horários específicos, assim você evita aglomerações e consegue trazer mais movimento para seu estabelecimento.

Aposte em produtos desenvolvidos especialmente para o período como: bolos, arroz doce, canjica, pipoca e pamonhas. Os doces típicos, a paçoca e o famoso pé-de-moleque também integram a lista dos alimentos que não podem faltar nas barraquinhas e que são aliados em coquetéis, devido ao seu preço acessível.

Disponibilizá-los para degustação é uma forma de proporcionar ao cliente uma experiência gastronômica e influenciar ainda mais na sua decisão de compra.

 

3. Capriche nas decorações típicas

Antes de efetuar a venda, é necessário conquistar a atenção do cliente. Para atrair consumidores e vender mais no São João, a decoração é uma ótima estratégia.

Você pode usar acessórios decorativos como bandeirinhas coloridas na entrada da loja, montar barracas típicas de exposição de produtos do período, decoradas com chapéus de palha, com músicas temáticas das festas juninas, disponibilizando degustações de produtos típicos.

As vitrines temáticas exercem um papel importantíssimo na tomada de decisão dos clientes, alguns consumidores só se lembram do período festivo quando se deparam com elas.

Além disso, é importante que toda a equipe de colaboradores também entrem no clima, com acessórios decorativos, para surpreender os clientes, influenciando-os a comprar mais produtos e consequentemente, aumentar o faturamento do estabelecimento.

 

4. Acenda as promoções

Um dos meios para impulsionar as vendas é realizar ações promocionais na venda de produtos específicos.

Como por exemplo, “descontos no valor dos produtos em um período predeterminado” como em um final de semana de liquidação. Contudo, essa estratégia requer bastante atenção, olhe para seu estoque e planeje detalhadamente quais produtos vão receber o desconto. Identifique-os com adesivos coloridos nas etiquetas ou então uma arara apenas com produtos em promoção.

 

5. Aqueça suas redes sociais para vender mais no São João

A divulgação não pode faltar! Separe alguns produtos e capriche nas fotos. Realizar uma sequência de postagens com dicas de looks para usar é uma ótima estratégia para atrair clientes. Nos stories, mostre diferentes combinações, detalhes da loja e também das promoções. 

Para tornar as produções ainda mais originais, procure por referências de looks diferentes no Pinterest, uma boa dose de inspiração renova as ideias e deixa tudo mais interessante.

Uma dica: já conferiu nosso Crescer com Elian Pinterest? Por lá, você encontra várias dicas e boas inspirações para montar sua campanha e comunicações.

6. Live de São João

Uma boa estratégia de Lives para a sua loja pode gerar tráfego, fazer vendas e atrair uma comunidade leal de seguidores. Mas, você precisa não apenas cativar o público, mas também iniciar uma conversa, compartilhar experiências e vender o estilo de vida de sua marca.

Então, como fazer uma Live de lançamento de coleção na sua loja de roupas? Temos um post que pode te ajudar a tirar este projeto do papel lá no blog Crescer com Elian, acesse e confira agora tudo o que você precisa fazer.

 

7. Mostre a versatilidade dos looks

São os detalhes que possuem poder de transformar as produções. Uma ótima maneira de vender mais durante o período de São João é mostrar a versatilidade que as peças possuem durante todo o ano. Faça reforços positivos, por exemplo: “essa blusa também pode ser usada no seu dia a dia combinando com uma saia jeans e tênis para produções mais casuais.”

Isso quebra a objeção dos clientes de comprar uma peça apenas para determinada situação e os ajuda a visualizar as possibilidades ao adquirir uma nova peça ao armário.

8. Seja parceiro do Grupo Elian

 

Cliente parceiro do Grupo Elian sempre tem mais benefícios. Para quem realizou pedido na coleção Primavera 2021 conosco recebeu de presente campanha de festa junina para aplicar em sua loja! A ação incentiva o giro de produtos no ponto de venda além de criar um relacionamento especial com consumidores.

Campanha Junina Varejo

Ação especial para clientes parceiros do Grupo Elian

Quer ganhar uma ação especial para incentivar o giro de produtos na sua loja? Seja um parceiro do Grupo Elian!

9. Compartilhe cliques

Incentive seus clientes a marcarem o perfil da loja nas redes sociais, essa é uma estratégia que você pode usar durante todo o ano. Para funcionar de maneira mais efetiva, escolha um dia da semana para compartilhar todas as fotos dos seus clientes nas redes sociais. Marque o perfil deles e agradeça a compra e a preferência.

Faça um destaque em seu perfil no Instagram e vá atualizando semanalmente. Isso cria fidelidade e incentiva outros consumidores a fazerem o mesmo, assim aumentando o alcance da sua conta. 

As dicas estão aí. Corra que ainda dá tempo de colocar em prática e melhorar a sua curva de vendas. Compartilhe suas experiências com a gente e não se esqueça de trazer os melhores produtos Elian. Faça sua compra agora pelo Venda Mais!

Julia Zamoner

Escrito por Julia Zamoner

Formada em Relações Públicas. Atua com Trade Marketing e Eventos há mais de 12 anos e é apaixonada por varejo e comportamento do Shopper. Atua no Grupo Elian auxiliando varejistas de moda a venderem mais com as marcas Elian, Colorittá, Marialícia e Maelle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *