Como estar preparado para datas sazonais

Novos tempos pedem novas estratégias. O marketing está mudando, o relacionamento dos clientes com as marcas também e, por isso, é preciso que você esteja atento para se reinventar a continuar atraindo clientes para a sua loja.

Porém, as datas sazonais continuam sendo uma ótima oportunidade para incentivar a compra e aumentar as vendas.

As datas sazonais são eventos ou períodos que se repetem anualmente, podendo ou não ter uma data concreta, como Black Friday, mudanças de estações, férias, datas comemorativas como o Dia das Mães, entre outros.

Não sabe como utilizar as datas sazonais para aumentar as vendas da sua loja? Então confira agora as dicas do Crescer com Elian!

 

Na prática: como fazer um planejamento estratégico

Nenhuma estratégia funcionará de forma positiva se você não desenvolver um planejamento estratégico eficaz. É a partir dele que você conseguirá definir as melhores promoções, quais produtos devem ser ofertados em cada data sazonal e também mensurar os resultados.

O primeiro passo para um bom planejamento estratégico é saber para que você está vendendo. Pode até parecer uma informação repetitiva, mas conhecer de forma profunda o seu público-alvo é a maneira mais fácil de conseguir bons resultados na sua loja. 

E lembre-se: quanto mais informações você tiver sobre o seu consumidor, mais fácil será se comunicar com ele!

©Estee Janssens

Definindo o seu público-alvo, é hora de ir para as etapas práticas de um planejamento estratégico. Veja a seguir!

 

Mapeando as datas

Para que você esteja preparado para as datas sazonais é essencial, antes de tudo, que você as determine. É importante ressaltar que o calendário de varejo deve estar totalmente alinhado ao seu público. Mas, o que isso significa? 

Isso quer dizer que você precisa selecionar as melhores datas para serem trabalhadas com os seus consumidores, afinal, de nada adianta fazer uma campanha de Dia dos Namorados se a sua loja vende moda infantil, ou uma campanha de Dia das Crianças se o seu foco é o público feminino, certo?

O ideal é montar um calendário com todas as datas sazonais e já listar algumas ações ou tarefas necessárias para ações acontecerem. Fazer um checklist facilita muito a sua rotina e permite que você vá aprimorando as ideias com o tempo.

Quer uma ajuda? Baixe agora o nosso Calendário de Varejo para 2020! 

 

Definindo ações e a comunicação

Todas as suas táticas devem estar voltadas a atrair o seu cliente para a sua loja de roupas, principalmente de forma online devido o isolamento social. Definir e planejar as ações e de que forma será feita a comunicação com seu público é proporcionalmente importante ao mapeamento das datas sazonais.

Desenvolva as promoções, como será a comunicação nas redes sociais, qual serão as estratégias de marketing, como será a vitrine, quais produtos terão mais destaque, quais os benefícios oferecidos aos clientes, os eventos ou conteúdos exclusivos, etc.

©Marilia Castelli

Garanta que a decoração do PDV e a comunicação das ações esteja de acordo com o seu público e também com a data. As datas sazonais são grandes oportunidades para aumentar as vendas, porém não é só isso. Sua loja também precisa investir no pós-venda e no relacionamento com o cliente para fidelizá-lo.

Escolher as melhores estratégias de marketing para este momento de crise requer muita atenção e planejamento.

 

Gerenciando o estoque

A partir da definição das ações e promoções que serão realizadas em cada data sazonal é possível planejar o estoque para suprir a demanda do seu público, principalmente nas trocas de estações.

Uma boa estratégia para gerenciar o seu estoque é fazer o levantamento do estoque do ano anterior, levando em consideração as datas sazonais em questão.

Através dessa análise é possível verificar o que deve ser mantido no estoque, o que não girou como o pretendido e o que você precisa fazer reposição.

Confira como montar o estoque ideal para a sua loja de roupas!

 

Lidando com imprevistos

Por mais que seja feito um planejamento impecável, imprevistos acontecem. Pode ser o frio que demorou mais tempo do que o previsto para chegar, peças paradas no estoque, uma crise financeira como estamos vivendo neste momento… E você, como lojista, deve estar preparado para tais imprevistos.

©Eugene Chystiakov

Esteja atento às notícias, ao mercado de varejo e também ao clima para desenvolver ações de última hora, se necessário. 

Por exemplo, se você perceber um calor fora de época, faça alguma ação ofertando peças mais leves, ou seus itens básicos. O que faz uma loja se diferenciar da concorrência é justamente sua capacidade de seguir o mercado conforme os acontecimentos.

Outro ponto essencial é investir no treinamento da sua equipe de vendas. Vendedores capacitados, que sabem como vender e possuem repertório sobre tecidos, modelagens e cores com certeza conseguirão vender muito mais na sua loja.

O mais importante é fazer com que sua loja seja vista. Isso serve tanto para fidelizar clientes quanto para conquistar novos compradores. 

Já está preparado para as datas sazonais na sua loja? Compartilhe suas ações com a gente! 

Além disso, no Venda Mais – a loja online exclusiva para lojistas do Grupo Elian – você pode fazer seus pedidos de onde estiver, 24h por dia, para aumentar as suas vendas em todas as datas!

 

Julia Zamoner

Escrito por Julia Zamoner

Formada em Relações Públicas. Atua com Trade Marketing e Eventos há mais de 12 anos e é apaixonada por varejo e comportamento do Shopper. Atua no Grupo Elian auxiliando varejistas de moda a venderem mais com as marcas Elian, Colorittá, Marialícia e Maelle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *