Torne seguidores das redes sociais em clientes para a sua loja

Marcas surgem a todo minuto. A concorrência se torna cada vez maior e, com o COVID-19, todos os olhares e campanhas de marketing se voltam para um só lugar: o ambiente online.

Hoje, uma marca que não tem uma presença digital não consegue os melhores resultados, isso é fato. Porém, o número de seguidores das redes sociais não está diretamente ligado ao número de vendas.

Mais importante que ter seguidores, é saber como transformá-los em clientes. Confira as dicas do Crescer com Elian para transformar as suas redes sociais para aumentar a prospecção de clientes!

 

Conte uma história

A primeira coisa que você precisa fazer é contar sua história. Isso envolve a criação de uma imagem que traga os valores, crenças, história e objetivos da sua loja. E quando falamos em contar uma história, não estamos dizendo para inventar uma história, mas sim contar – da forma mais autêntica e sincera possível – a história da sua loja.

A marca britânica Burberry é um bom exemplo de uma marca de moda icônica que domina as histórias de marca. Em novembro de 2016, eles lançaram um trailer como filme que narra a jornada épica de seu fundador, Thomas Burberry. 

©Thought Catalog

Quer que as pessoas engajem em sua página? Então, antes disso, é preciso que você engaje com o seu público. E nada melhor que isso do que ter um vínculo contando a sua trajetória.

 

Saiba vender mais do que um produto

Para ter boas vendas, a sua loja precisa de variedade, além de produtos de qualidade e nas tendências da estação. Mas só isso não é o bastante.

Se você quer que a sua loja se destaque, é preciso que você aprenda a vender mais do que um produto. 

E o que isso quer dizer? Que você precisa, acima de tudo, vender uma experiência de compra ao seu cliente. Nas redes sociais, é possível fazer isso através de dicas e de conteúdo de qualidade. É preciso que o seu cliente olhe para o seu produto e veja ali uma loja que se importa com o consumidor e com o seu dinheiro.

Criar conteúdo de qualidade pode ser uma desafio, mas você pode começar a planejar pensando nas maiores dificuldades dos seus clientes, como versatilizar o guarda-roupa, ensinar a montar looks, como misturar cores, o que fazer se acidentalmente perder um botão da camisa e muito mais. Por mais triviais que essas perguntas pareçam, elas representam os dilemas da vida real enfrentados por milhões de pessoas comuns todos os dias de suas vidas. Estranhamente, poucas marcas de moda ou vestuário tentam ajudar seus clientes dessa maneira.

Outra boa estratégia é enviar cupons especiais para clientes das redes sociais. Você pode selecionar alguns clientes que ainda não realizaram nenhum pedido em seu site ou loja física e oferecer algum desconto na primeira compra, por exemplo.

O intuito aqui é que os usuários que já admiram o seu produto de longe vejam uma boa vantagem para efetuar a compra na sua loja.

Confira aqui mais dicas para criar conteúdos eficazes para as redes sociais da sua loja!

 

Leve seus seguidores para o WhatsApp

Uma das melhores técnicas para converter a curiosidade de algum produto em venda é levar os seus seguidores para o WhatsApp. 

Sempre que um consumidor demonstrar interesse, tente solicitar o seu número de WhatsApp para continuar a conversa por lá. No WhatsApp é possível que você encaminhe mais fotos do produto, indique opções complementares, outras cores e até mesmo ofereça um desconto especial.

©Christian Wiediger

Sem dizer que é muito importante coletar o telefone desse cliente para encaminhar futuras promoções, novidades e realmente fidelizá-lo na sua loja.

Mas nada de ser invasivo. É preciso que você treine a sua equipe de vendas, ou a pessoa responsável por responder as redes sociais, para que o caminho do cliente até o WhatsApp seja o mais natural possível.

Se você conseguir fazer esse caminho, as chances de venda são muito maiores!

 

Diminua o processo de compra

Outro ponto que influencia e muito na decisão de compra de um cliente é a burocracia entre o momento que ele se sente atraído por um produto e a compra em si. Para isso, é preciso que você diminua o processo de compra antes de que o cliente desista.

Pouca informação, demora no atendimento, um e-commerce difícil de navegar… tudo isso pode fazer o seguidor desistir da compra.

©Rupixen.com

Tenha um bom atendimento, boas funcionalidades no e-commerce da sua loja e faça da experiência de compra um momento tranquilo, que não gere transtornos para o seu cliente.

Neste momento incerto, é essencial que você proporcione o máximo de vantagens aos seus clientes. Ofereça descontos para uma próxima compra, frete grátis ou até mesmo um brinde especial, como uma máscara.

Fazer seu cliente se sentir importante não só acarretará em uma venda, mas também irá fidelizá-lo por muito tempo.

E não se esqueça de oferecer os melhores produtos na sua loja! Faça seu pedido agora pelo Venda Mais, a loja online do Grupo Elian exclusiva para lojistas.

Compartilhe com a gente as suas experiências para conseguir transformar seguidores em clientes!

 

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *