Checklist Black Friday: tudo o que não pode faltar!

Quer movimentar o estoque, aumentar suas vendas, atrair novos consumidores e melhorar o relacionamento com seus clientes fidelizados? Então não perca a chance de criar uma campanha de Black Friday irresistível!

A data está chegando e vale lembrar que as projeções são ótimas. Para se ter uma ideia, estima-se um crescimento de 18% no faturamento, sendo que em 2020 a Black Friday registrou um faturamento de R$ 4,02 BI, com um ticket médio de R$652 segundo pesquisa feita pela E-bit | Nielsen.

Porém, para uma campanha assertiva, é preciso pensar em muitos fatores, que vão desde a estratégia de marketing, até o atendimento da loja e o pós-venda. 

Para lhe ajudar a ter os melhores resultados, o Crescer com Elian preparou um checklist para você se organizar e saber tudo o que não pode faltar na sua Black Friday!

 

A regra é clara: quanto antes, melhor!

Planejamento e antecedência são as duas palavras que podem determinar se você vai ter uma boa campanha de Black Friday. Tente se organizar ao máximo para não deixar nenhum item do seu checklist de fora… e se ainda não fez o seu, comece agora mesmo!

©Kelly Brito

Para te ajudar, aqui vão alguns fatores que devem estar muito bem alinhados até dois dias antes do início da sua campanha:

 

  • Definição de preços.
  • Materiais de PDV e etiquetas de produtos prontos
  • Criação e planejamento da vitrine
  • Cenários promocionais.
  • Definição de logística e fretes
  • Identidade das redes sociais prontas e validadas 
  • Definição de condições de pagamentos, combos e descontos progressivos, caso existam
  • Alinhamento com fornecedores
  • Equipe completa e treinada
  • Plano de pós-venda com atendimento e voucher de desconto, caso existam

 

Tendências para levar em consideração

Além de ter bons produtos e boas promoções, é preciso ficar de olho nas estratégias que estão em alta para as grandes marcas do varejo. 

Uma delas é, sem dúvidas, investir no Omnichannel. A “omnicanalidade” faz seu consumidor ter uma experiência de compra muito superior. Você pode, por exemplo, apostar na modalidade de entrega “Click & Collect”, que consiste em o consumidor comprar o produto pelas redes sociais e retirar na loja.

©Christian Koepke

Outra tendência que vem ganhando uma importância ainda maior é o “Esquenta Black Friday”, que consiste no início das promoções uma ou duas semanas antes da data propriamente dita. Segundo Julia Avila, líder da E-bit | Nielsen, “O e-commerce e as pessoas utilizaram todo o período de novembro para encontrar bons preços e fechar bons negócios” em 2020, o que tende a ser ainda maior em 2021.

Aproveite para criar agora uma campanha de Black Friday para as redes sociais com nossas dicas exclusivas neste post!

 

É hora do ckecklist!

A partir do planejamento, é possível criar um checklist completo a partir dos principais pilares de uma campanha de Black Friday. Confira:

 

 

1. Produtos

Neste quesito, é importante selecionar com antecedência quais produtos irão fazer parte da Black Friday, quais serão os produtos de destaque e os que mais serão trabalhados na sua campanha para chamar a atenção do consumidor. Aqui, também é importante fazer a gestão de estoque e fazer novos pedidos a tempo, caso necessário. 

 

2. Promoções

       Transparência e compromisso com o seu cliente são características inegociáveis. Por isso, é essencial trazer ofertas reais na Black Friday, principalmente comparadas aos preços antes da data. As promoções em si e tabelas de frete devem ser feitas com antecedência e os preços dos produtos devem ser alterados até quatro horas antes do início da promoção.

©Ashkan Forouzani

Para evitar mal-entendidos, uma boa ideia é colocar no tag da peça qual era o preço antigo e qual o preço ofertado na Black Friday, assim o consumidor não fica na dúvida se o preço da etiqueta está com ou sem desconto.

 

3. Qualidade visual 

Este item é um dos mais importantes para as suas vendas online! Fotos de boa qualidade, que mostrem os produtos de diferentes ângulos são fator determinante para uma compra. A descrição técnica dos produtos, com todas as suas características, também devem estar bem visíveis aos consumidores. Os banners e layouts devem manter a mesma identidade visual, para o cliente identificar facilmente que se trata dos produtos da promoção

 

4. Marketing estratégico

Uma estratégia de marketing bem elaborada pode fazer toda a diferença nos resultados da sua campanha de Black Friday. Crie ações exclusivas voltadas para a data e comece com antecedência a divulgar nas suas redes sociais.

Analise suas campanhas de outros anos e também o seu público para saber o melhor tipo de ações para a sua loja. Você pode também pode pesquisar as melhores ofertas de grandes marcas para se inspirar!

 

5. Atendimento

Não só em uma data como a Black Friday, o bom atendimento é sempre crucial para a sua loja. É preciso que o seu cliente tenha uma experiência única, tanto no momento da venda, quanto no pós-venda. 

Se necessário, contrate mais pessoas para a sua equipe – seja para as vendas físicas ou alguém para ficar focado nas redes sociais. Seus clientes querem ser atendidos com agilidade e proficiência.

Confira dicas de como treinar seus vendedores para um bom atendimento!

 

6. Pagamento

Lembre-se que a Black Friday é umas das datas com maior concorrência no varejo. Por isso, quanto mais benefícios você oferecer ao seu cliente, mais chances você tem de vender. As formas de pagamento podem ser um diferencial nesse caso, por isso, certifique-se de que você está oferecendo boas opções, com cartão de crédito, link de pagamento para compras online ou até mesmo pix.

 

7. Logística

Assim como o pagamento, é bom se atentar a oferecer mais de uma forma de entrega dos seus produtos, principalmente nas vendas online. Isso pode ser feito através de mais de um tipo de frete, ou até mesmo no “click & collect” já citado no tópico anterior.

Não se esqueça de, antes de começar a sua campanha, checar se a sua logística está funcionando perfeitamente. 

Já fez seu checklist para a Black Friday? Quais as suas estratégias para a data? Compartilhe com a gente!

 

Escrito por Julia Zamoner

Formada em Relações Públicas. Atua com Trade Marketing e Eventos há mais de 12 anos e é apaixonada por varejo e comportamento do Shopper. Atua no Grupo Elian auxiliando varejistas de moda a venderem mais com as marcas Elian, Colorittá, Marialícia e Maelle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *